Prefeitura implanta Projeto Cuidado Farmacêutico

Publicado em: 26/04/2024 08:34

Iniciativa pioneira na região atende usuários da UBS Padre Hildebrando

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre Hildebrando, localizada no bairro Vila Tanque, foi o centro de saúde piloto para a implantação do Projeto Cuidado Farmacêutico. Desenvolvido pela Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Assistência Farmacêutica, a iniciativa é inovadora e pioneira na região.

Idealizado pelos farmacêuticos Lorenzo Cera Bandeira e Andressa Silva Braga, que é coordenadora da Assistência Farmacêutica, o projeto estabelece que o farmacêutico realize atendimentos clínicos personalizados para monitorar e avaliar a terapia medicamentosa de cada paciente de forma contínua.

“No acompanhamento ao paciente são analisados a eficácia, segurança e o uso correto dos medicamentos prescritos, identificando possíveis problemas e propondo intervenções para otimizar o tratamento”, explica Lorenzo.

Para Andressa, o Cuidado Farmacêutico não apenas contribui significativamente para promover o uso racional dos medicamentos e prevenir efeitos adversos, mas também melhora a adesão ao tratamento e, consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes. “A integração do farmacêutico com a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) potencializa bons resultados clínicos e promove um atendimento integral ao paciente”, afirma.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, o projeto é muito importante por atuar junto à equipe da Atenção Primária, melhorando a qualidade de vida do usuário e lhe oferecendo uma melhor adesão ao tratamento. “Espero que esse cuidado seja ampliado para as outras unidades básicas de saúde do município. Parabenizo os servidores Lorenzo e Andressa pela dedicação, pioneirismo e compromisso com a saúde do nosso município”, destacou Raquel.

O projeto piloto teve início no final do ano passado e já realizou centenas de atendimentos. No momento, contempla apenas os usuários cadastrados na UBS Padre Hildebrando. Os farmacêuticos atendem pacientes encaminhados pelos profissionais da equipe da ESF, de demanda espontânea e busca ativa.