Prefeitura apresenta balanço financeiro do segundo quadrimestre de 2021

Publicado em: 04/10/2021 10:33

Prefeitura de João Monlevade apresenta balanço financeiro do segundo quadrimestre de 2021

Parte dos recursos arrecadados já é investida em obras e manutenção estrutural do município

A Prefeitura de João Monlevade registrou saldo financeiro positivo no segundo quadrimestre de 2021. Os números foram apresentados em audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira (30). Na ocasião, o secretário municipal de Fazenda, Adilson Arlindo Carlos, apresentou o balanço do período, que abrange os meses de maio, junho, julho e agosto.

De acordo com as informações e números expostos pelo secretário, a Prefeitura possui em caixa quase R$67 milhões, sendo quase R$40 milhões de recursos próprios e cerca de R$27 milhões de recursos vinculados, ou seja, verbas com destinação fixada, que correspondem a empréstimos e valores com destinos já definidos, as chamadas “verbas carimbadas”.

Ainda segundo Adilson, a folha salarial do Executivo e o pagamento de fornecedores estão em dia e o gasto com o funcionalismo está distante do limite imposto pela Lei de responsabilidade Fiscal, que é de 54% da receita, atingindo 42%. O secretário também chamou a atenção para as várias demandas já existentes e que requerem investimentos por parte do Executivo.

“Grande parte desses recursos em caixa diz respeito às despesas programadas, são reservas de recursos para várias obras e iniciativas já em execução no município, como no Distrito Industrial, Parque do Areão, ETEs, programa de distribuição de renda, ampliação de serviços de manutenção da cidade, manutenções em escolas com a volta às aulas, transporte escolar, serviços de saúde e outros”, afirmou.

Presenças

A audiência pública foi transmitida no formato online, através do Youtube e mediada pelo vereador Vanderlei Miranda (PL), membro da Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo. Também participaram da reunião o presidente da Câmara, Gustavo Maciel (Podemos), o vice-presidente Revetrie Teixeira (MDB), os vereadores Bruno Cabeção (Avante), Gustavo Prandini (PTB), Leles Pontes (Republicanos), Rael Alves (PSDB), Thiago Titó (PDT) e Marquinhos Dornelas (PDT), a controladora interna da Prefeitura, Angélica Drumond, a tesoureira Karine César e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintramon), Isaura Bicalho.