Entidades da sociedade civil são eleitas para  Conselho dos Direitos da Mulher Monlevadense

Publicado em: 16/09/2021 15:43

O próximo passo será a nomeação pelo prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT)

Na última terça-feira (14), representantes da sociedade civil estiveram no plenarinho da Câmara de João Monlevade para a eleição de composição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Monlevadense (CODEMM).

Para compor o Conselho, foram eleitas como titulares representantes da Cáritas Diocesana de Itabira, Associação de Cooperação e Integração dos Portadores de Deficiência de João Monlevade (Acinpode), Associação das Empregadas Domésticas e Lavadeiras (APDL), Lar São José, Serviço de Assistência Nossa Senhora da Conceição e Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos (Sind-Metal).

Além delas, foram eleitas como suplentes representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute), Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores no Serviço Público de João Monlevade (Sintramon), Associação de Pais e Amigos dos Surdos de João Monlevade e Região (Aapasmon), Colônia Bom Samaritano, Ordem dos Advogados  do Brasil (OAB-João Monlevade) e Associação dos Usuários do Serviço de Saúde Mental (Assume).

Para a secretária municipal de Assistência Social, Marinete Morais, a recomposição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de João Monlevade é um momento significativo para o município, pois será uma  oportunidade de fortalecimento das políticas públicas voltadas à classe. “Será um espaço de discussão e planejamento de ações, principalmente nesse momento de crise sanitária em que a pandemia está deixando impactos desafiadores no que tange a violação dos direitos da mulher”, explicou.

Para um das representantes do conselho eleitoral que esteve à frente dos trabalhos, Jalva Ribeiro, a recomposição do CODEMM é muito importante para a promoção de debates junto à sociedade civil e poderes constituídos para luta e defesa dos direitos.

Conselho - O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Monlevadense é um órgão de deliberação coletiva, vinculado à Secretaria de Assistência Social. O objetivo é fiscalizar e exigir o cumprimento da legislação que assegure os direitos da mulher zelando pela sua promoção. Além disso, o Conselho tem como objetivo manter canais permanentes de diálogo e atuação com movimento de mulheres, apoiando as ações e iniciativas das entidades e dos grupos autônomos, sem interferir no conteúdo e orientação de suas atividades.