Educação implanta e-mails institucionais para rede de ensino

Publicado em: 29/07/2021 08:31

Com os e-mails institucionais, professores e alunos da rede municipal terão acesso às plataformas educacionais e acesso gratuito a ferramentas tecnológicas do Google

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Educação, implantou e-mails institucionais para toda equipe da rede municipal de ensino do município. A informação é da articuladora do Programa de Inovação Educação Conectada da Secretaria Municipal de Educação, Sônia Maria Frade Almeida. Ela explica ainda que brevemente todos os alunos da rede também terão e-mails vinculados à Secretaria Municipal de Educação, como por exemplo: [email protected].

Sônia conta que esse era um sonho antigo dos professores da rede municipal e que a ação facilitará o acesso a plataformas de educação, para participação de cursos por meio de recursos do Google que auxiliam tanto alunos, quanto professores a criar, a colaborar e a desenvolver habilidades digitais. “Isso só foi possível com o empenho da equipe da Secretaria Municipal de Educação e também do Setor de Tecnologia de Informação (TI) da Prefeitura”, destaca.

Segundo o chefe de Divisão do TI, Augusto Sérgio Dias Silveira, a pandemia antecipou uma evolução natural da educação.  “Nesse sentido, a Prefeitura tem trabalhado para fornecer as ferramentas necessárias para atender às novas demandas tecnológicas, eliminando os gargalos para um novo modelo educacional”, explica.

De acordo com Sônia, o objetivo é fornecer ferramentas técnicas que possam ser utilizadas no ensino em diversas práticas educacionais. “Dessa forma, os processos de ensino e aprendizagem serão impactados por meio da melhoria nos processos de gestão e em metodologias ativas com integração da tecnologia às práticas pedagógicas, promovendo uma aprendizagem efetiva”, explica.

Formação – Os profissionais de educação da rede municipal de ensino têm recebido formação para o desenvolvimento de práticas pedagógicas com aplicação das tecnologias e utilização da ferramenta Google Classroom. Os cursos, as palestras e as oficinas acontecem por meio do Programa de Formação dos Profissionais da rede de Ensino/Universidade Federal de Ouro Preto, com capacitações para continuidade das aulas remotas e para o retorno presencial no formato híbrido.