Prefeitura faz adesão ao “Programa Minas Livre para Crescer”

Publicado em: 24/06/2021 14:20

Prefeitura faz adesão ao “Programa Minas Livre para Crescer”

Abertura de novas empresas fica mais ágil com a eliminação de trâmites burocráticos

Com o intuito de remediar os impactos econômicos causados pela pandemia do coronavírus, a Prefeitura de João Monlevade fez adesão ao “Programa Minas Livre para Crescer”. O documento foi assinado junto ao subsecretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), Douglas Cabido no I Fórum Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizado no auditório da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon), na segunda-feira (21).

Na prática, a proposta aponta caminhos para o desenvolvimento socioeconômico municipal, facilitando a abertura de novas empresas, consideradas de baixo risco, com a eliminação de trâmites burocráticos. Com isso, mais portas serão abertas para criação de novas oportunidades de trabalho e renda.

A assinatura do documento foi destacada como um marco na história de João Monlevade, pelo subsecretário de Desenvolvimento Regional, Douglas Cabido. Ele apontou que a cidade é o 25º município no estado de Minas Gerais a ter um decreto de liberdade econômica. “João Monlevade entra para vanguarda da administração pública. Minas tem mais de 700 atividades econômicas dispensadas de alvarás – CNAES, o que significa menos burocracias e custo para se empreender. João Monlevade passa a ter o caminho da prosperidade. Hoje o governo de Minas é amigo de quem produz e também amigo do prefeito. João Monlevade está na rota do investimento”, falou.

A adesão do município ao Programa Minas Livre para Crescer, facilitará a vida dos empreendedores monlevadenses, principalmente aqueles que não têm muita facilidade para lidarem com a burocracia necessária para a formação de seus negócios. O programa ainda será um recomeço para aqueles afetados economicamente pela crise.

Retomada econômica

Ainda durante o Fórum foi apresentado o Plano Municipal de Enfrentamento aos Impactos Econômicos da Pandemia Covid-19. O documento foi elaborado tendo como referencial uma proposta da ONU que cita cinco diretrizes principais para atravessar o atual cenário da pandemia. A proposta, apresentada pelo Agente de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de João Monlevade, Thiago Henrique dos Santos, destaca aos empreendedores do município o diagnóstico dos impactos, formulação de alternativas e busca por créditos e outros instrumentos necessários para minimizar os feitos econômicos causados pela pandemia da Covid-19.

Presentes

Também integraram a mesa de trabalhos: o assessor Institucional da Liberdade Econômica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Lucas Pitta; o presidente da Câmara de Vereadores de João Monlevade, Gustavo Maciel (Podemos); o presidente da Acimon, Eduardo Drummond e o deputado estadual Tito Torres (PSDB).