Após aprovação do Conselho Municipal, Executivo autoriza revisão na tarifa de água

Publicado em: 12/06/2015 10:43

A Prefeitura de Monlevade publicou na tarde de ontem (10), o decreto que autoriza a revisão da tarifa de água, esgoto e taxas de serviços a serem cobradas pelo Departamento de Águas e Esgotos – DAE.

Uma importante consideração feita pelo Executivo para justificar a revisão tarifária é com relação à topografia da cidade, com bairros situados em locais altos. A maior parte da água para abastecimento do município precisa ser bombeada através de estações elevatórias sendo imprescindível o uso de motores potentes e de uso contínuo, não sendo possível a diminuição da despesa com energia elétrica, o item de maior relevância na formação dos preços das tarifas cobradas pelo DAE.

Tendo em vista as altas variações no valor da tarifa de energia elétrica em 2015, na ordem de 47,42% (sendo 18,62% pelo sistema de bandeiras em janeiro e 28,80% como revisão extraordinária em março), o Executivo autorizou a revisão tarifária em 26,74%. “Os reajustes citados, incidindo em média a 34,96%, comprometem a saúde financeira e orçamentária bem como a realização dos serviços prestados pela autarquia à população”, explica o decreto.

A Administração Municipal considera ainda outros fatores que justificam a revisão tarifária da água.  São eles: a grave crise econômica que assola o país, ocasionando contratempos à população e atingindo o DAE e a determinação legal de autossuficiência da autarquia, para justificar sua existência, devendo praticar tarifas que sejam suficientes para o custeio de suas despesas e investimentos necessários para adequada prestação de serviços. Soma-se ainda o fato de que a prestação de serviços do DAE é essencial para os cidadãos de Monlevade e que, sob o aspecto financeiro, a cidade possui a menor tarifa dentre as concessionárias e prestadoras de tais serviços na região.