Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

CREAS realiza caminhada no próximo dia 18

 

Publicado em: 15/05/2015 09:02

Whatsapp

 

 A Prefeitura de Monlevade, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, realizará na próxima segunda-feira (18), uma caminhada em comemoração ao dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A concentração terá início às 8h30, do Hiper Comercial Monlevade, com saída às 9h, e segue até a Praça Sete.

A caminhada faz parte de uma série de ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, visando manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos das crianças e adolescentes.

Na terça-feira (19), também será realizada uma blitz na BR-381, parando todos os caminhoneiros, com o apoio da Polícia Rodoviária, para divulgação sobre o  combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, que é muito grande nas rodovias.

 

A história do dia 18 de maio

Em 1973, um crime bárbaro chocou o Brasil. Seu desfecho escandaloso seria um símbolo de toda a violência que se comete contra as crianças. Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada em 18 de maio de 1973. Ela foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O caso foi tomando espaço na mídia. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória/ES, poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos. Anos depois houve uma grande mobilização na Bahia, quando surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, tendo sido o projeto sancionado em maio de 2000, pela Lei 9.970/2000.

A campanha tem como símbolo uma flor, como lembrança de um dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.