Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Casa de Cultura recebe artesãos para encontro do projeto de fortalecimento da indústria artesanal

 

Publicado em: 05/05/2015 09:10

Whatsapp

 

 Na tarde desta segunda-feira, 4, a Fundação Casa de Cultura recebe o ICCAPE – Instituto Centro Cape para um encontro com os artesãos participantes do Projeto de Fortalecimento da Industria Artesanal, a fim de apresentar o Sistema Integrado de Gestão e as novidades acerca do Projeto.

Nove artesãos de João Monlevade já receberam os dois primeiros selos e se preparam para receber o certificado do Instituto de Qualidade Sustentável – IQS, órgão vinculado ao Centro Cape. A certificação confere ao artesão um diferencial competitivo, pois a partir do momento em que ele se apropria de todas as informações relacionadas ao seu processo de produção e também do mercado, é possível implementar estratégias que visem obter melhor resultado financeiro. Contando com mais de 300 artesãos certificados, tendo a qualidade como resultado maior ao final do processo, o Projeto de Fortalecimento da Indústria Artesanal foi iniciado em 2012, sendo uma parceria do Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Pequeno Empreendedor (ICCAPE), SESI e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG.

O Projeto acontece por meio de três etapas, incluindo a consultoria individualizada que acontece no local onde ele efetua a sua produção.  Os artesãos de João Monlevade estão iniciando a 3ª e última etapa do processo. Ao final desta consultoria, eles passam pela auditoria para que seja comprovado que possuem uma gestão eficiente, ambientalmente e socialmente corretos, o que se configura como um importante diferencial de mercado.

Totalmente gratuito, o projeto objetiva preparar os artesãos que possuem potencial para crescer, contribuir com a organização da sua oficina por meio da metodologia 5S, realizar a identificação das etapas do processo produtivo, fazer o levantamento dos custos, formação do preço de venda e definir estratégias para comercializar, além de identificar os problemas e buscar soluções. Com isto, o SESI / FIEMG contribui para incrementar o aumento das vendas do setor artesanal, estimula a criação de pequenas “indústrias artesanais”, visando aumentar a geração de emprego e renda e a qualificação gerencial de artesãos. Além disso, ocorre um incentivo à busca por um padrão de excelência em qualidade da organização da produção.