Cerca de 180 pessoas participaram da Conferência Municipal sobre o Plano Decenal de Educação

Publicado em: 31/03/2015 09:18

A Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no último dia 19, a Conferência de Educação visando a construção do Plano Decenal Municipal de Educação – PDME. O evento ocorreu na Associação Regional de Promoção e Assistência Social (ARPAS).

Estiveram presentes cerca de 180 pessoas entre educadores das redes pública e particular - da educação infantil ao ensino superior; representantes da comunidade escolar (pais e alunos); membros de entidades civis organizadas; comissão representativa e equipe técnica nomeadas pela Administração Municipal para coordenar os trabalhos em João Monlevade; representante da Superintendência Regional de Ensino de Nova Era, da Polícia Militar de João Monlevade, demais secretarias e serviços do município e  ainda da Comissão de Educação da Câmara Municipal.

A Conferência foi aberta pela Secretária de Educação, Srª Helena de Fátima Perdigão Alvarenga, que em breve fala, pontuou aspectos fundamentais na construção do PMDE. Também foi apresentada a Agenda 2014-2015 que vem sendo cumprida na elaboração deste importante documento que norteará as políticas na área educacional, nos próximos dez anos, com responsabilidades compartilhadas, entre União, Estados e Municípios. Esse calendário deverá ser enviado ao Prefeito Teófilo Torres, até maio, para a criação do Projeto de Lei, sendo posteriormente encaminhado à Câmara Municipal no mês de junho, para aprovação.

O público presente, se subsidividiu em grupos, para discussão e troca de opinões, considerando as 20 metas e 254 estratégias previstas no Plano Nacional da Educação – PNE, que é o documento norteador e ao qual deve estar alinhado o Plano Decenal Municipal.

Com a realização da Conferência, o município de João Monlevade, ampliou o debate em torno da elaboração do PDME, considerando o caráter participativo e democrático que deve ser dado ao momento.