Prefeitura de Monlevade oferece Acupuntura

Publicado em: 27/02/2014 08:28

Prefeitura de Monlevade oferece Acupuntura

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Fisioterapia Municipal (SEFIM), iniciou o uso da Acupuntura como Técnica Auxiliar e Complementar de Tratamento junto às sessões de fisioterapia oferecidas aos usuários do serviço.

A Acupuntura é facilmente integrada à fisioterapia por ter recursos similares (laser, eletroestimulador), o que facilita essa parceria. O Governo Federal e Estadual têm estimulado e apoiado a integração do tratamento no Sistema Único de Saúde como prática complementar.

Segundo a estimativa do Executivo, esse deve ser o primeiro passo, pois já está sendo analisada a possibilidade de integrar também a Homeopatia e outras práticas que visam a qualidade de vida do ser humano.

Entenda a Acupuntura

A Acupuntura é uma terapia com mais 5 mil anos de existência e tem como objetivo o equilíbrio energético do individuo, estimulando sua energia vital através da aplicação de agulhas em pontos específicos no corpo humano (Acupontos, ligados por canais ou meridianos).

A organização mundial de saúde (OMS) indica a Acupuntura por ser uma técnica eficaz e de baixo custo para o tratamento de diversas patologias: dores em geral (musculoesquelética), enxaqueca, fibromialgia, recuperação de AVC, depressão leve, sinusite, TPM, rinite, problemas intestinais, insônia, dentre outros). Ao contrário do que se pensa, a Acupuntura não causa dor, apenas um pequeno desconforto quando a agulha atravessa a pele, podendo ser realizada com crianças, e possui recursos que são praticamente imperceptíveis (Acupuntura a laser).

Com a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), a homeopatia, as plantas medicinais e fitoterápicas, a medicina tradicional chinesa/acupuntura, a medicina antroposófica e o termalismo social-crenoterapia foram institucionalizados no Sistema Único de Saúde (SUS).

[foto1]