Prefeitura de Monlevade inicia campanha contra acidentes de trabalho n

Publicado em: 26/12/2013 11:00

Prefeitura de Monlevade inicia campanha contra acidentes de trabalho no município

A partir de janeiro, a Vigilância em Saúde iniciará uma campanha de conscientização junto às empresas do município em prol da saúde dos trabalhadores.

A ação faz parte da Campanha “ACIDENTE DE TRABALHO: NÃO DÁ PARA IGNORAR. TEM QUE NOTIFICAR”, cujo objetivo é conscientizar empresas e trabalhadores do município quanto aos cuidados que devem ser tomados para se evitar acidentes e informar os graus de riscos das doenças relacionadas ao trabalho.

Os acidentes e doenças relacionados ao trabalho resultam em custos sociais elevados para trabalhadores, família, empresa, estado e sociedade. Tais eventos são, atualmente, subregistrados e sua real magnitude não é bem conhecida.

A conscientização de todos é de extrema importância, pois os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho são evitáveis e passíveis de prevenção. Além disso, é possível identificar o motivo pelo qual os trabalhadores adoecem ou morrem, associando esses dados aos ramos de atividade econômica e aos processos de trabalho, para que possam ser feitas intervenções sobre suas causas e determinantes.