Prefeitura de Monlevade realiza semana de Combate à Sífilis

Publicado em: 21/10/2013 14:26

Prefeitura de Monlevade realiza semana de Combate à Sífilis

Na última semana, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, comemorado em 19 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde realizou campanha de combate e prevenção à doença. O objetivo foi ampliar o diagnóstico de sífilis, através da oferta do teste rápido, bem como difundir informações acerca da prevenção dessas e de outras DST’s.

De segunda à sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde, e no sábado, na Praça do Povo, a equipe do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS realizou 446 testes para Sífilis, sendo diagnosticados 8 casos positivos. Além do teste, os profissionais de saúde fizeram orientação relâmpago nas salas de espera e promoveram a distribuição de material educativo, orientando sobre a importância de se prevenir.

Nos últimos anos, a Sífilis tem aumentado sua incidência, em especial, com o aumento da transmissão vertical, ou seja, de mãe para filho durante a gestação. A situação tem preocupado os profissionais de saúde e, por isso, é de extrema importância a orientação e maior divulgação acerca dos cuidados que devem ser tomados.