Prefeitura participa do Caravana Siga Bem

Publicado em: 23/05/2013 07:15

Prefeitura participa do Caravana Siga Bem

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde participarão da 10ª Parada da Caravana Siga Bem, marcada para os dias 24 e 25 de maio, no Posto Marfim.

A Caravana Siga Bem é a maior ação social itinerante das estradas brasileiras, sendo um projeto patrocinado pela Petrobras, Petrobras Distribuidora e Volvo, e objetiva estreitar o relacionamento com os motoristas, caminhoneiros e donos de frota da região, criando uma maior consciência e o envolvimento de todos com relação ao combate à violência e abuso sexual cometidos contra crianças e adolescentes e ao enfrentamento à violência contra a mulher.

Duas das principais ações sociais da Caravana são o Siga Bem Criança, de enfrentamento à exploração sexual infantil, divulgando o Disque 100 – disque denúncia nacional; e o Siga Bem Mulher, campanha pelo fim da violência contra a mulher, divulgação da Lei Maria da Penha e do Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher.

Palestras, filmes, apresentações artísticas de dança, teatro, música e outras modalidades realizadas durante o evento são fundamentais para a conscientização de todos sobre a necessidade de se proteger e dar um futuro sadio e seguro para as crianças e jovens e uma vida digna e sem violência para as mulheres, preocupações que refletem o desejo por uma sociedade justa e igualitária.

Os trabalhos têm parceria da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), que apoiam e acompanham o trabalho em cada parada.

Nesta sexta edição, ao longo de 7 meses, a Caravana estará em mais de 40 cidades, em 18 estados brasileiros, percorrendo quase 20.000 km.  A Polícia Rodoviária Federal, com a sua divisão de educação para o trânsito, é parceira e estará presente em todo o trajeto para realizar palestras e atividades educativas sobre leis de trânsito e prevenção de acidentes para as crianças, jovens e adultos.

A seguir, a participação das equipes da Prefeitura na programação do evento:
24/05/13: sexta feira
13h às 17h: A equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará presente entregando folhetos sobre DST/ AIDS e realizando exames rápidos de AIDS, sífilis e Hepatite B.
15h : Apresentação artística dos alunos da APAE
18h: Palestra sobre Violência contra Criança e Adolescente – Conselheira Tutelar Lícia Maria Cota
18h30: Palestra sobre Violência contra mulher – Assistente Social Zulmira de Oliveira Santos

25/05/13: sábado
14h: Projeto Mais Educação da Escola Municipal Promorar. Os alunos farão apresentação de dança.
18h: Palestra sobre Violência contra Criança e Adolescente – Psicóloga Wlasimeire Cristina Lopes Carvalho
18h30: Palestra sobre Violência contra a Mulher – Assistente Social Zulmira de Oliveira Santos