Guardas de Congado são registradas com bens culturais do município

Publicado em: 26/07/2012 16:24

Guardas de Congado são registradas como bens culturais imateriais do município

Mais duas guardas de Congado foram reconhecidas como bens culturais imateriais do município. Por meio dos decretos 077/2012 e 078/2012, publicados no dia 4 de julho, a Associação Cultural do Congado de Laranjeiras e a Guarda de Congado Nossa Senhora do Rosário e São João Evangelista passam a fazer parte formalmente do patrimônio histórico monlevadense.

Segundo os decretos, os registros justificam-se pelos valores histórico, antropológico, sociológico e cultural. O reconhecimento às guardas é parte do trabalho da Prefeitura de João Monlevade para garantir a preservação da cultura na cidade. Em 2010, a Guarda de Marujos Nossa Senhora do Rosário já havia sido reconhecida como bem cultural imaterial do município.

As três corporações musicais do município – São Luiz Maria de Monfort, Guarani e Monlevade – foram reconhecidas como bens culturais do município no segundo semestre de 2011.