1º Encontro Municipal do Idoso: Música, encenações e muita alegria

Publicado em: 04/10/2011 08:23

[foto4]O 1º Encontro Municipal do Idoso reuniu mais de 600 pessoas no Sesi, no bairro José de Alencar, no último domingo, 2. O público era formado por 571 integrantes dos grupos da Terceira Idade que comemorou o encerramento do Mês do Idoso, realizado no mês de setembro pela Prefeitura de João Monlevade com o apoio de diversas entidades.[foto2]

Uma caminhada da Praça Minas Gerais, no Satélite, rumo ao Sesi, abriu o evento com a participação do grupo Tambores do Morro. Na sede do Encontro foi servido o café da manhã.

Após a execução dos hinos Brasileiro e de João Monlevade, o Encontro Municipal do Idoso reuniu atividades culturais, danças e provocou gargalhadas, sem deixar contar com doses importantes de orientações sobre o Estatuto do Idoso.

As atividades culturais contaram com apresentações de coral, encenação teatral, dança e anedotas, sempre interagindo as diversas entidades reunidas, além das barracas com artesanatos. [foto3]

O prefeito acompanhou todas as atividades de perto. Em um rápido pronunciamento, ele destacou a importância dos trabalhos das entidades e a satisfação de encontrar os seus membros reunidos numa grande festa de confraternização.

O prefeito aproveitou o momento de festa para homenagear com uma placa a ex-vereadora Tereza Salomão, que recebeu flores da secretária de Trabalho Social, Cláudia Paiva. Salomão é uma das referências nos trabalhos de criação e valorização do Conselho Municipal e dos grupos de Terceira Idade. Representando os funcionários da Secretaria de Trabalho Social, Jalva Ribeiro foi homenageada pelo empenho da equipe na realização do Mês do Idoso.

Causos

Vestidos à moda antiga, o casal Antônio e Lenice da Coordenadoria Municipal do Idoso de Belo Horizonte divertiu os participantes com os casos colhidos durante apresentações que fazem pelo Estado.

Após arrancar muitas gargalhadas do público, a dupla destacou a necessidade dos idosos sempre buscarem valer os direitos, mas sem deixar de cumprir os deveres.

Após a apresentação, a professora de Dança Sênior, Nívea Máguida, assumiu os trabalhos com as atividades físicas.

O encerramento da festa ficou com a Agá Plus Banda Show. Durante a apresentação do grupo musical um casal de artistas interagia e dançava com pessoas do público, enquanto em outros espaços do clube os “sombras” imitavam de maneira divertida e respeitosa os gestos dos idosos. Antes, porém, foi servido almoço gratuito para todos os integrantes inscritos através dos grupos de Terceira Idade.

Participantes elogiam

Animada com os exercícios físicos no Encontro, a dona de casa Maria Lima Estevam, 72, aprovou a proposta do evento. “Muito legal. Eu quero outro porque está muito divertido”, afirmou Lima, que integra o Programa de Saúde e Lazer (PSL).[foto1]

Também integrante do PSL, Maria Luzia Gonçalves de Oliveira, 62, falou que gostou muito da apresentação do casal de Belo Horizonte. O esposo de Maria Luzia, José Sotero de Oliveira, 64, elogiou e pediu que o evento seja realizado mais vezes. “Tem que ter todo ano. É ótimo para a mentalidade da gente”, comentou.

Já Edna Barcelos Godoy, 59, do grupo Convivência Feliz, destacou a organização. “Todo ano tem que repetir”, pediu.

Realização

O Primeiro Encontro Municipal do Idoso é uma iniciativa da Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Trabalho Social e do Conselho Municipal da Terceira Idade (Comti). Apoiaram o evento o Lions Clube Monlevade Centro, Sindicato dos Metalúrgicos, Lar São José, Associação dos Aposentados e o Sesi.

Participantes

Participaram os grupos: Arco Íris, Bem Estar, Convivência Feliz, Convivência Social, Conviver Bem, Despertar, Labori em Ação, Monlevade Centro, Nova Esperança, PSL, Raio de Luz, Recreart, Sempre Alerta, Talismã, Vida Ativa, Manhã Feliz e Associação das Lavadeiras.