Prefeitura promove ação social na região do Novo Cruzeiro

Publicado em: 16/09/2011 02:39

Para comemorar o aniversário do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Projeto Florescer, a Prefeitura de João Monlevade realiza no próximo sábado, 17, a partir das 13 horas, na Casa do Bem Viver, a ação social “Abraçando a Cidadania”.

O evento tem por objetivo proporcionar atividades de lazer, cultura e informação para a população, além de fortalecer os vínculos com a rede de atendimento do município. São parceiros no evento as secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Obras, Esporte e Lazer e instituições como a Polícia Militar, a Apae, a Associação Por Amor, a Funcec,  o Conselho Tutelar, a Fundação Crê-Ser, a Cáritas Diocesana e a Fundação Casa de Cultura.

Durante a ação social haverá requisição de 2ª via e pequenas modificações em certidão de nascimento, casamento e óbito; orientação jurídica, aferição de pressão arterial, informações sobre prevenção de hipertensão, diabetes e câncer de mama; instruções de combate ao mosquito da dengue, show de calouros, apresentações culturais, rua de lazer e oficinas.

Informações sobre os serviços

O Cras, Creas e Florescer são serviços de extrema importância para o município, devido ao relevante trabalho oferecido às famílias.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um espaço articulado com diversas atividades para a população da região do Cruzeiro Celeste e Novo Cruzeiro. O objetivo é promover a emancipação social das famílias, por meio da qualificação profissional. Oferece gratuitamente oficinas de manicure, culinária, trança afro e artesanato. Nos últimos dois anos, 2.490 pessoas foram atendidas pelo programa.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é um programa de atendimento assistencial destinado às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, cumprimento de medidas sócio-educativas, situação de trabalho infantil entre outras.

O objetivo do CREAS é assegurar a proteção imediata e atendimento interdisciplinar por meio da oferta de serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual).

O Projeto Florescer é um programa de Medida Socioeducativa em Meio Aberto executado pela Cáritas Diocesana de Itabira em parceria com a Prefeitura Municipal de João Monlevade. Contempla as medidas de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA), previstas na Lei Federal nº 8.069/90 do Estatuto da Criança e Adolescentes (ECA).

Tem como objetivos acompanhar adolescentes autores de ato infracional encaminhados pelo poder judiciário; fazer acompanhamento das famílias desses jovens; sensibilizar e mobilizar a sociedade quanto às questões desses adolescentes; possibilitar aos adolescentes e suas famílias inserção nas áreas de assistência, educação, saúde, profissionalização, esporte, lazer e cultura, entre outras; possibilitar que o adolescente reconheça e se responsabilize pelo ato infracional cometido.

[foto1]