Festiaço: Manifesto H2O de BH ganha como melhor música

Publicado em: 05/09/2011 02:34

Com uma letra voltada para a conscientização sobre as águas, o músico Walter Dias de Belo Horizonte ganhou o primeiro lugar no Festival de Música de Monlevade, o Festiaço, com a canção “Manifesto H2O”. O evento foi realizado na praça do Povo, em Carneirinhos, entre 2 e 4 de setembro.

Walter Dias possui mais de 20 anos de carreira, sendo premiado em vários festivais de canção espalhados pelo Brasil. O músico possui raízes no Vale do Jequitinhonha e têm grande identificação com o lugar.

Já a segunda classificação ficou para a dupla monlevadense, Ronivaldo e João Roberto, com a canção “Terra Minas". A terceira canção vencedora do Festival foi “De cantador para cantador” de Luiz Bira, de Itabira (veja abaixo a lista completa das 10 canções classificadas).

O Festiaço também faz parte das comemorações de 60 anos da fundação do Sindicato dos Metalúrgicos, a serem completados no dia 7 de setembro, uma das entidades parceiras do Festival de Música.

Prêmio

Além da premiação de R$5 mil em dinheiro, distribuídos para os dez compositores classificados, as canções entrarão na programação regular das rádios Alternativa1 FM e Comunicativa FM.

O Festiaço também premiou o melhor “Intérprete”, que ficou com a Banda Zazu, de Betim, com a canção “Arredio”. Já na categoria Revelação foram premiados os músicos sertanejos Álvaro e Vinícius, de João Monlevade. A premiação da melhor letra ficou com a Banda Di Rock, com a composição “Um dia de cada vez”.

Músicas inscritas

O evento contou com a participação de estilos musicais diversos: do Funk a MPB, Bossa ao Sertanejo e Samba, entre outros. Foram inscritas 104 canções, sendo que 30 composições foram selecionadas para as apresentações, na sexta e sábado. A final foi realizada no domingo, 4.

Para o presidente da Fundação Casa de Cultura, Marcos Martino, a música de João Monlevade mostrou sua força. Ele contabiliza que das 30 classificadas, 17 são monlevadenses e para a final cinco foram selecionadas. “Isso prova que a cena local, tendo apoio, pode crescer e muito. É esse o caminho”, refletiu.

Martino destaca que o Festival é uma semente da área cultural que está de volta e cita o Festival de Artes Cênicas, Concurso Literário, Pré-Folia e ainda o retorno do projeto “Rock na Rua” que era realizado na década de 1990 na área central da cidade.

Internet

O Festiaço foi transmitido ao vivo pela internet através do site da Prefeitura de Monlevade (www.pmjm.mg.gov.br). A iniciativa, segundo o presidente da Casa de Cultura, Marcos Martino, responsável pela coordenação do evento, é uma forma de corresponder à dimensão nacional que o festival ganhou a partir das inscrições. “A transmissão via internet foi um diferencial muito interessante. Recebemos retornos de várias partes do país”, comenta lembrando a dupla monlevadense Álvaro e Vinícius que recebeu a noticia de ter vencido o prêmio revelação pela internet.

Parcerias

O Festival foi realizado pela Prefeitura de Monlevade e Fundação Casa de Cultura com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, rádios  Alternativa e Comunicativa FM, além das empresas Ludor Soluções Tecnológicas, Motel Hawai, Papelaria Kennedy, Rede Graal, Karas e Korpus e Daniel Bahia Escola de Música.

Jurados

O corpo de jurados do Festival de Música contou com a participação do professor, guitarrista e integrante da banda Umbigo, Daniel Bahia, além da poetisa e fotógrafa Lutécia Espeschit, bem como o músico e blogueiro Marcelo Torres.

O Festiaço também contou com a jurada Andréa Abade, liderança nos movimentos artísticos da cidade, atriz e presidente da Associação de Artistas de João Monlevade (Acordar).

Outro que compôs o corpo de jurados é um dos organizadores dos Festivais de Alvinópolis e de Pedro Leopoldo, Jovelino Carvalho. Ele é cantor, compositor e integrou o grupo Verde Terra de Alvinópolis, um dos maiores vencedores de festivais de Minas Gerais, tendo inclusive vencido o Festival de Monlevade em 1981.

1º Lugar: Manifesto H2) – Walter Dias – BH

2º lugar: Terra Minas – Ronilvado e João Roberto – João Monlevade