Seminário debate coleta seletiva durante Semana do Meio Ambiente

Publicado em: 05/06/2014 11:28

Durante toda esta quarta-feira, a Prefeitura de JoãoMonlevade, através da Secretaria de Meio Ambiente, junto à Câmara Municipal deJoão Monlevade, Instituto Estadual de Florestas – Nucleo João Monlevade, SestSenat, Sênior Consultoria Ambiental/Empresa Júnior do curso de EngenhariaAmbiental e a Policia Militar Ambiental – 3º GPM Mamb/2º Pel/12ª Cia PMrealizam, no Auditório da Prefeitura, o Seminário: Consolidação da coletaseletiva com inclusão sócio produtiva dos catadores de materiais recicláveis deJoão Monlevade, com Diogo Caiafa, do Centro Mineiro de Referencia em Resíduos –CMRR.

Este seminário segue até as 17 horas e integra as diversasações em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. A Semana do Meio Ambiente recebeucomo tema “Deixe o Meio Ambiente marcar o seu Gol” e teve a abertura dasatividades no domingo, 1º de junho, quando foi celebrado uma missa em ação degraça na Igreja São José Operário, em comemoração à Semana do meio Ambiente eao Ano Internacional da Agricultura Familiar.

Na manhã de segunda-feira, 2, houve uma blitz ecológica, naPraça do Lindinho e à noite, na Câmara Municipal, foi a abertura oficial doevento. Na ocasião foi realizada a palestra “Competências e habilidadesambiental: um desafio promissor”, ministrada por Fernanda Ávila, do IEF NúcleoJoão Monlevade. Logo após, Henrique Lobo, da Vale de Vitória/ES, falou do tema“Bacia Hidrográfica do Rio Doce”.

Ontem, 3, na AMEPI, foram realizadas atividades físicas com oConselho Municipal de Terceira idade. No Parque do Areão, alunos da EscolaEstadual Antônio Papini plantaram mudas de arvores. À tarde, na EscolaMunicipal Israel Pinheiro – EMIP, houve entrega simbólica de lixeiras de coletaseletiva e a palestra “A juventude conectada com a reciclagem”, com Diogo Caiafa,do CMRR.

Amanhã , quinta-feira, 5, na Colônia Santa Luiza de Marilac,às 8 horas, será apresentado o projeto de horta comunitária. Na Praça do povo,a partir das 13 horas, ocorrerá uma Tarde Ambiental, quando será montada umaexposição de stands, atividades recreativas, oficina de reciclagem,distribuição de mudas e ponto de coleta de óleo de cozinha e sucataseletrônicas. Na Câmara Municipal, às 19 horas, haverá solenidade em comemoraçãoao Dia Mundial do Meio Ambiente com as palestras “Eficiência Energética”, comMatheus Lage, da CML Energy, “A Gestão Ambiental da ArcelorMittal Monlevade”,com Cleber Marques, e “Explanação do projeto da empresa Recóleo”, com CarlosFertom.

O encerramento será na sexta-feira, 6, com visita ao RioPiracicaba e ao CEAM, de 7 às 17 horas. Às 19 horas, serão realizadas duaspalestras, sendo “Sistema de gestão ambiental: uma nova expectativa para omercado” e “Bate-papo Ambiental”, ambas com Fabiana Ávila.

A Semana do Meio Ambiente conta com o patrocínio de MilPlanEngenharia, Sartori Serviços, Beneficiamento e Reciclagem Collares, ConstrutoraPlatinum, Enscon, Ótica Novo Mundo, Hipercomercial Monlevade, Graal Monlevade,Ludor Soluções Tecnológicas, CML Energy, Agência Cartaz Publicidade, Vegetar,Clube do Açaí, Três Nós Comunicação Visual, Geosolos Fundações e ConstruçõesLtda, Caçambas Jacaré, RCM Locações de Máquinas e Equipamentos, Café MonlevadeComércio e Indústria Ltda, Ecotop Ambiental Consultoria e Topografia, ComercialFraga Ltda, Metalúrgica Solução Ltda, Laboratório SAF Cosméticos Ltda, DetronicDesmontes e Terraplanagens

Projetele Engenharia S/A, Souarte, Cedro Madeireira Ltda,Ecoar Monitoramento Ambiental Ltda.

Prohetel Projetos e Construções Ltda, Secoil, TecnosilkSoluções em Uniformes e Signs Midia. São parceiros a ArcelorMittal MonlevadeAços Longos, Lions Clube João Monlevade Centro, Recóleo Coleta e Reciclagem deÓleo Vegetal, JL Sucatec, Grupo Longana, Colégio CESP, Centro Mineiro deReferência em Resíduos (CMRR), Amepi e Seven’’th Group.