Prefeitura de João Monlevade aumenta em mais R$1 milhão recursos para o Hospital Margarida

Publicado em: 18/04/2024 09:24

Até dezembro, repasses mensais à casa de saúde chegam a quase R$1,5 milhão

A Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Saúde, efetuará um aporte financeiro no valor de R$1 milhão para o Hospital Margarida com o objetivo de reforçar o atendimento no Pronto Socorro da casa de saúde aos pacientes vítimas das arboviroses e doenças respiratórias, propícias dessa época do ano. Desses recursos, R$200 mil serão repassados ainda no mês de abril e até dezembro serão disponibilizados mais R$100 mil por mês ao hospital.

Os valores serão destinados a despesas de recursos humanos, contemplando o pagamento de mais três médicos, um enfermeiro, quatro técnicos de enfermagem, um assistente administrativo SUSfácil, um recepcionista do Pronto Socorro e dois auxiliares de limpeza.

De acordo com o Plano de Trabalho referente à disponibilização dos recursos, assinado pela administração do Hospital Margarida, o monitoramento e a avaliação da utilização dos recursos serão realizados de forma sistemática pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, seguindo as normas estabelecidas pelo Termo de Contratualização feito entre a Prefeitura e a casa de saúde.

Foi informado pela Secretaria de Saúde ao Conselho Municipal de Saúde sobre o aporte financeiro durante a última reunião ordinária da entidade, realizada na semana passada.

Para a secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, o recurso é de extrema importância para o Hospital Margarida, pois possibilita o atendimento hospitalar a um expressivo número de pessoas enfermas. “Nesse período de uma epidemia das arboviroses, além de outras doenças sazonais, principalmente as respiratórias, que aumentam a incidência com a chegada dos meses mais frios, esse aporte será de grande valia para o hospital”, destacou Raquel.

Valores

Com esse aporte, os valores destinados pela Prefeitura ao Hospital Margarida chegam a quase R$1,5 milhão por mês até dezembro, já que, mensalmente, já são repassados cerca de R$1,3 milhão mensais à casa de saúde, através da contratação da prestação de serviço que o município mantém junto ao hospital.

Apesar do repasse mensal da Prefeitura ao Hospital Margarida, a gestão e administração da casa de saúde é própria, realizada por sua provedoria por meio da Associação São Vicente de Paulo.