Mutirão da Dengue vistoria cerca de 400 imóveis no bairro Rosário

Publicado em: 08/03/2024 06:48

Mutirão da Dengue vistoria cerca de 400 imóveis no bairro Rosário

Cerca de 400 imóveis foram vistoriados no bairro Rosário durante o mutirão de combate à dengue realizado no sábado (2). Ao todo os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) estiveram em 388 endereços, contando residências, estabelecimentos comerciais, lotes e terrenos baldios.

As visitas fazem parte da rotina da Vigilância em Saúde municipal (Visa), mas em função do aumento do casos de dengue que ocorrem em Minas Gerais e no Brasil todo, a Prefeitura de João Monlevade intensificou o trabalho que tem sido feito com frequência nos últimos sábados, com o apoio de outras secretarias.

No último fim de semana, além da Secretaria Municipal de Saúde, a ação teve a participação das secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos. Diferente dos mutirões realizados nos bairros Sion e Teresópolis, a atividade no bairro Rosário teve como foco as vistorias. Ainda que o recolhimento de materiais que acumulam água não tenha sido uma prioridade, o trabalho resultou na coleta de dois caminhões e uma caminhonete de entulho.

De acordo com a supervisora de endemias da Visa, Renata Santos, o mutirão do Rosário foi positivo. “O objetivo da ação foi cumprido com bastante êxito. Seguimos monitorando a localidade com relação aos casos de dengue. Pedimos ajuda da população para combater os focos de mosquitos e evitar as doenças transmitidas por eles”, destacou.

Além dos cuidados básicos, como evitar água parada e manter a limpeza frequente dos imóveis e caixas d’água, é essencial o uso de repelentes nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas, para evitar a picada do mosquito.