Prefeitura realiza mutirão de limpeza no Teresópolis em dia D de Combate à Dengue

Publicado em: 23/02/2024 13:47

Atividade também envolve panfletagem e conscientização de combate ao mosquito

A Prefeitura de João Monlevade realiza mutirão de limpeza no bairro Teresópolis no próximo sábado (24), de 7h as 16h. O trabalho será coordenado pela Vigilância em Saúde do município (Visa) e terá a participação das secretarias de Saúde, de Obras, de Meio Ambiente, de Serviços Urbanos, e do Comitê Operacional de Emergência Geral Municipal (COE Geral JM).

A atividade integra as ações do Dia D de Combate à Dengue que ocorrem em todo o estado. Todas as 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs) do Estado já estão confirmadas no movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito, incluindo a Gerência Regional de Itabira, da qual João Monlevade faz parte. Já aderiram à iniciativa mais de 160 municípios mineiros de todas as regiões.

Em João Monlevade serão mobilizados agentes de endemias, fiscais sanitários e agentes de saúde. Além da limpeza, que envolve o recolhimento de recipientes que possam acumular água, serão realizadas vistorias, eliminação de eventuais focos de mosquito, aplicação de larvicida e orientações aos moradores sobre o controle e combate às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.

Esse é o segundo mutirão promovido pela Prefeitura este ano. O primeiro foi realizado no bairro Sion, no dia 3 de fevereiro. Na ocasião foram recolhidos três caminhões e duas caminhonetes de entulho.

Ainda no combate à dengue, a administração realiza a aplicação de inseticida com bomba costal em diversos bairros, e mantém a Policlínica funcionando aos sábados e domingos de 8h as 16h para atender pessoas com sintomas de dengue, zika e chikungunya.

Panfletagem e monitoramento por drone
Além do mutirão no bairro Teresópolis, no sábado (24) também serão promovidas panfletagens para orientar a população sobre o combate à dengue.

O município também fará o monitoramento de eventuais locais com focos de dengue utilizando drone. Por fim, haverá coleta de material reciclável, sendo as duas ações realizadas com apoio da Secretaria de Meio Ambiente.

Acerto de cartão de vacinação
Ainda no dia 24, será oferecida a vacinação para quem precisar fazer o acerto do cartão de vacinação no HiperComercial Monlevade, no bairro JK de 8h as 13h.