Prefeitura de João Monlevade realiza mutirão de limpeza em ruas do Sion neste sábado

Publicado em: 02/02/2024 08:46

A Prefeitura de João Monlevade, por meio das secretarias de Saúde, de Obras e de Serviços Urbanos, realiza no próximo sábado (3), de 7h as 13h no bairro Sion, um mutirão de limpeza, com recolhimento de recipientes que possam acumular água. A atividade, coordenada pela Vigilância em Saúde do município (Visa), também efetuará visitas em residências e orientações para a prevenção a dengue, zika e chikungunya.

As ações de limpeza vão ser focadas em ruas do Sion, com mais incidência de casos de dengue, em especial a região do bairro conhecida como São Geraldo. O mutirão é mais uma ação adotada pela Prefeitura para combater o Aedes Aegipty, mosquito que transmite as três doenças.

Além disso, a Prefeitura mantém a Policlínica funcionando aos sábados de 8h as 16h, para atendimento exclusivo aos pacientes com sintomas de arboviroses. Por meio das secretarias de Obras e de Serviços Urbanos, João Monlevade intensificou a limpeza e a capina em praças públicas, escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Rotineiramente, a Visa aplica inseticida nas ruas com maior número de notificações de dengue, por meio de bomba costal. O município também está contratando mais agentes de combate a endemias. As inscrições para o processo seletivo foram realizadas nesta semana, e tem o objetivo de reforçar o número de funcionários que fazem visitas às residências para combater os focos do mosquito.

A exemplo do que ocorre em todo o país, João Monlevade vive um surto de dengue. Desde o início do ano, o município registrou 397 casos suspeitos da enfermidade, dos quais 315 casos foram confirmados e 82 foram descartados. Já o número de casos suspeitos de chikungunya é de 62 casos, dos quais 25 foram confirmados. Por enquanto, a cidade não possui casos de zika.

Um decreto de emergência em Saúde devido à epidemia de dengue foi publicado pela Prefeitura em 19 de Janeiro. O documento prevê autuação sempre que houver obstáculos ao ingresso de agentes de endemias em domicílios particulares para fiscalização. A Prefeitura tem recebido uma média de 15 denúncias diárias de residências com focos de dengue. Levantamento realizado pela Visa de João Monlevade aponta que mais de 90% dos criadouros do mosquito estão nas residências.