Escola Germin Loureiro inaugura o Cantinho do Vale

Publicado em: 22/12/2023 14:19

Escola Germin Loureiro inaugura o Cantinho do Vale

Projeto é premiado nacionalmente pelo Liga Steam

Nesta semana, a Escola Municipal Germin Loureiro celebrou a inauguração do Cantinho do Vale, um projeto desenvolvido pelo professor André Luiz Pereira e sua dedicada turma 912. O espaço é fruto do empenho da escola, que conquistou o 2º lugar nacional no Prêmio Liga Steam, reforçando o compromisso com a integração entre a Educação, o Meio Ambiente e a comunidade do Vale do Sol.

A iniciativa, intitulada "Transformando Vidas através da Integração Escolar, Meio Ambiente e Comunidade Vale do Sol", teve como objetivo resolver desafios locais por meio da revitalização de um espaço subutilizado próximo à escola, no bairro Vale do Sol. O resultado foi a transformação desse local em um espaço de interação comunitária, com praça arborizada, estímulo à criação de uma feira de empreendedorismo, parquinho e uma academia ao ar livre.

O professor André Luiz destacou a participação ativa dos alunos, que utilizaram a plataforma virtual "Minecraft" para moldar as adaptações necessárias, tornando o processo de criação do Cantinho do Vale uma experiência educativa e inovadora. “O Cantinho do Vale é mais do que um espaço físico, é um legado deixado para o bairro e os alunos da Escola Germin Loureiro. O local promete ser um ponto de encontro para a comunidade, com eventos como a tão aguardada feira de empreendedores locais, planejada para o próximo ano. A Escola Germin Loureiro, por meio desse projeto inovador, reitera seu papel central na formação de cidadãos conscientes e engajados na construção de um futuro melhor”, pontuou.

Na cerimônia de inauguração, a presença da secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues reforçou o apoio institucional ao projeto. A diretora da escola, Luciene Aparecida Gomes de Oliveira, expressou sua gratidão a todos os envolvidos: "É uma conquista coletiva que reflete o comprometimento de todos que acreditam no poder transformador da educação e da união comunitária”, enfatizou.

Também estiveram presentes os secretários municipais de Obras, Eduardo Bastos, de Meio Ambiente, Samuel Domingos, e os vereadores Belmar Diniz (PT) e Gustavo Maciel (Podemos).

Liga Steam

O Prêmio Liga Steam existente desde 2022, busca promover a abordagem educacional Steam no Brasil. Na edição mais recente, com o tema "8 bilhões de motivos para mudar o presente. Sua contribuição para o planeta começa em sua comunidade", envolveu centenas de escolas públicas em todo o país.

Sob consultoria técnica da Tríade Educacional e gestão técnica da AVSI Brasil, o prêmio contou com a participação de cerca de mil professores e resultou em 296 projetos desenvolvidos por milhares de alunos dos níveis de Ensino Médio, Fundamental e Educação Infantil. A iniciativa visa estimular os alunos a criar projetos que resolvam questões locais, utilizando conhecimentos nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, seguindo uma abordagem comum em diversos países ao redor do mundo.