Casa de Cultura entrega Prêmio Baobá de Culturas Tradicionais

Publicado em: 22/12/2023 07:15

Mais de R$ 100 mil repassados a entidades detentoras do Patrimônio Imaterial de João Monlevade

Em iniciativa inédita no município, a Fundação Casa de Cultura de João Monlevade, através do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, entregou na manhã desta quarta-feira (20) os recursos do Prêmio Baobá de Culturas Tradicionais. Os cheques simbólicos foram entregues a grupos de culturas tradicionais no Auditório Leonardo Diniz, na sede da Prefeitura.

As premiações foram feitas através da concessão de Recursos Financeiros do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural, e foram destinadas a organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, regularmente constituídas com sede no município.

De acordo com a diretora-presidente da Casa de Cultura, Nadja Lírio Furtado, o objetivo do Prêmio foi identificar e salvaguardar os saberes, celebrações e formas de expressão que contribuem com a identidade e memória de João Monlevade. “O Prêmio Baobá representa o nosso carinho e nossa valorização ao patrimônio imaterial de João Monlevade, das nossas tradições e das pessoas que carregam essas tradições por gerações. É nossa fé de que a cultura popular deve ser construída coletivamente e deve ser fomentada e protegida com todo nosso carinho e foco, sempre. A iniciativa ainda ajuda a divulgar a atuação dos grupos representativos de culturas tradicionais de nossa cidade, na preservação e difusão dos saberes populares”, enfatizou Nadja.

O professor Geraldo Eustáquio Ferreira (Professor Dadinho), membro do Coral Monlevade, grupo que completou 60 anos em 2023, agradeceu o apoio da Prefeitura, por meio da Casa de Cultura, e salientou a importância dos recursos. “Estamos aqui hoje para agradecer esse importante apoio. Com os recursos disponibilizados, podemos planejar melhor nossas ações e fomentar nosso sonhos, objetivos e planos para o ano que vem. Só temos a agradecer”, disse.

Grupos premiados

Foram premiados o Coral Monlevade, Corporação Musical Guarani, Orquestra Big Band, Guarda de Congado do Congo, Guarda de Congado Nossa Senhora do Santana do Laranjeiras, Guarda de Congado São João Evangelista e Guarda de Marujos de Nossa Senhora do Rosário.

Foram premiados com o valor de R$ 20 mil grupos de culturas tradicionais registrados como bem patrimonial imaterial do município e, ainda, com o valor de R$ 13.250,00, grupos inventariados ou em processo de inventário.