Casa de Cultura lança Edital para premiação de blocos do Esquenta Monlé 2024

Publicado em: 20/12/2023 07:21

Inscrições para os blocos vão de 20 de dezembro a 5 de janeiro de 2024

A Fundação Casa de Cultura de João Monlevade lançou essa semana o Edital de Premiação de blocos para a realização do pré-carnaval Esquenta Monlé 2024, a ser realizado nos dias 3 e 4 de fevereiro do próximo ano.

O Edital, formulado em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, visa a seleção dos blocos para compor o evento e estabelece o apoio aos grupos por meio de premiação financeira na ordem de R$ 40 mil, a serem divididos entre os blocos de acordo com os critérios determinados.

Em sua Justificativa, o Edital diz que “o Pré-Carnaval de João Monlevade está se tornando uma tradição local em constante expansão, considerando, sobretudo, os seus aspectos históricos e culturais. Durante o evento, são realizadas diversas apresentações que se constituem manifestações culturais e um dos aspectos mais marcantes da festa são os blocos de rua fantasiados e os blocos de abadá, que além de embelezarem a festa, criam um atrativo para a toda a população. Além disso, as apresentações proporcionam uma movimentação econômica relevante durante o evento na cidade.

O período de inscrição para os blocos é de 20 de dezembro a 5 de janeiro de 2024 e os envelopes devem ser entregues lacrados na Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Económico, na sede da Prefeitura, no bairro Nossa Senhora da Conceição.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3859-2550 ou pelo e-mail [email protected]. O edital e seus anexos estão disponíveis no site da Prefeitura de João Monlevade, o https://pmjm.mg.gov.br/site, bem como no Diário Oficial do Município.

Os horários e trajetos dos cortejos serão definidos em reunião a ser realizada posteriormente com os blocos selecionados junto à diretora-presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio Furtado.

Serão selecionados sete blocos carnavalescos de cortejo e um bloco carnavalesco estático (que realiza evento carnavalesco em ponto fixo) da cidade de João Monlevade.

Critérios

Os critérios utilizados para definição dos blocos vencedores serão criatividade, beleza, pluralidade, organização, fantasias de acordo com a temática do Carnaval e script, além da comprovação de existência e participação em eventos anteriores na cidade.

Os resultados serão divulgados até o dia 15 de janeiro de 2024, após o término da análise por parte de comissão nomeada pela Casa de Cultura, sendo publicados pela Prefeitura por meio de seus canais de comunicação.