Altas temperaturas e umidade do ar reduzida acendem alerta em João Monlevade

Publicado em: 29/09/2023 09:22

Altas temperaturas e umidade do ar reduzida acendem alerta em João Monlevade

Recomendação é intensificar hidratação e evitar exposição ao sol

Um alerta emitido pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) para a Defesa Civil de João Monlevade traz alertas sobre as condições climáticas na região. A passagem de frentes frias pelo litoral da região sudeste está resultando em um aumento da umidade em Minas Gerais, ao mesmo tempo em que intensifica a transmissão de ar quente. Os números revelam uma umidade relativa do ar mínima em torno de 20% na maior parte do estado, com temperaturas que podem atingir até 35º graus em João Monlevade.

Esses indicadores climáticos acendem um alerta para a população local. A administração municipal enfatiza a necessidade de medidas preventivas para garantir o bem-estar durante esse período de calor intenso. Recomenda-se que os moradores aumentem a ingestão de água para manter a hidratação adequada, e optem por roupas claras que ajudem a refletir o calor.

Além disso, tomar banhos frios ou mornos é uma maneira eficaz de reduzir a temperatura corporal e aliviar o desconforto causado pelo calor. Compressas frias no rosto também são úteis para esse fim.

A exposição ao sol deve ser evitada, especialmente durante o período em que o sol está mais forte, entre as 10h e as 16h. Medidas como o uso de chapéus, óculos de sol e protetor solar são recomendadas para quem precisar sair de casa durante essas horas.

Uso consciente de água

A alta temperatura também está impactando o consumo de água no município. De acordo com o Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DAE), nos primeiros dias de calor intenso foi registrado um aumento considerável no volume de água utilizada pela população.

O diretor do DAE, José Afonso Martins, alerta que para que a parte alta da cidade não fique desabastecida é preciso que os moradores dos pontos mais baixos usem a água de forma consciente e evitem desperdícios. “Essa precaução é necessária para preservar os reservatórios abastecidos e garantir o fornecimento contínuo para todos os moradores”, explicou.