Festival de Pipas colore o céu de João Monlevade no final de semana

Publicado em: 25/08/2023 09:07

Festival de Pipas colore o céu de João Monlevade no final de semana

No último sábado (19), o céu de João Monlevade ganhou um colorido especial durante o Festival de Pipas do Areão. Organizado pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Esportes e Lazer, o evento reuniu participantes de todas as idades e famílias inteiras no parque ecológico.

A iniciativa teve como objetivo resgatar a antiga tradição de soltar pipas, uma brincadeira que marcou a infância de várias gerações. Famílias e amigos se uniram para desfrutar de momentos de lazer ao ar livre, promovendo a interação entre os participantes.

Para tornar a competição ainda mais animada, o Festival de Pipas contou com uma comissão julgadora que premiou com troféus os participantes em seis categorias: menor e maior, mais criativa, maior rabiola, pipeiro mais novo e mais velho.

Vencedor da categoria maior pipa, com uma fênix de sete metros, Elias Domingues, contou que sempre gostou de soltar pipas e, agora que é avô, incentiva o neto a seguir a tradição. “As crianças precisam sair dos aparelhos de tecnologia. Eu nunca tinha participado de uma competição e, pela primeira vez, por sorte, fui agraciado com a maior pipa do evento”, pontuou.

Já Davi Luís Braga, que levou ao Festival, a menor pipa, com seis centímetros, foi o vencedor de sua categoria. Ele contou que também é a primeira vez que participou de uma competição e que foi incentivado pela mãe. “Aprendi a fazer a pipa na escola, com meus amigos. Achei muito boa a disputa e estou feliz por participar”, disse.

Durante o evento, a Prefeitura também promoveu a conscientização sobre os perigos do uso de linhas cortantes, como o cerol e a linha chilena, que podem causar acidentes graves. A Polícia Militar fez orientações sobre a importância de praticar a brincadeira de forma segura e responsável, evitando riscos desnecessários.