Administração municipal apoia projetos educacionais  em fase classificatória do Prêmio Liga Steam 2023

Publicado em: 25/08/2023 08:51

Administração municipal apoia projetos educacionais

em fase classificatória do Prêmio Liga Steam 2023

Escolas municipais desenvolvem propostas para resolver questões relevantes na comunidade

Nesta semana, representantes da Escola Municipal Germin Loureiro, estiveram na sede da Prefeitura  para apresentar o projeto que foi selecionado para a próxima fase do Prêmio Liga Steam.

Acompanhado pela secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, a reunião contou com a presença da diretora da escola, Luciene Aparecida Gomes de Oliveira, do professor responsável pela proposta, André Luiz Pereira, e dos alunos Davi Ladislau de Freitas Campos e Sthefany Nunes de Souza Peixoto.

O projeto intitulado "Transformando vidas através da integração escolar, meio ambiente e comunidade Vale do Sol" tem como objetivo revitalizar um espaço subutilizado próximo à escola, no bairro Vale do Sol. O local será transformado em um espaço de interação comunitária, com praça arborizada, estímulo à criação de uma feira de empreendedorismo, parquinho e uma academia ao ar livre. Todo o uso do espaço é elaborado pelos estudantes por meio jogo virtual "Minecraft", no qual são usadas ferramentas em 3D para moldar as adaptações necessárias. A comunidade escolar também desempenhará um papel ativo nesse processo de transformação, com ajuda em mão de obra.

Além da Escola Municipal Germin Loureiro, outra instituição classificada para a próxima fase do prêmio foi a Escola Municipal Eugênia Scharlé. Apresentando dois projetos, "revitalizando o jardim de cores e descobertas" e "alimentação saudável e compostagem", a escola demonstra seu compromisso com a educação ambiental e a sustentabilidade.

Prêmio Liga Steam 2023

O Prêmio Liga Steam 2023 é a evolução do antigo Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, agora ampliado para todo o Brasil e fortalecido através da parceria com a Tríade Educacional, que oferece formação para educadores. A Fundação Banco do Brasil e a AVSI Brasil também se uniram à iniciativa, aportando uma dimensão mais abrangente.

A mudança do nome reflete a ênfase na abordagem Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na educação contemporânea, com base em metodologias ativas e resolução de problemas do mundo real. Os projetos vencedores serão agraciados com implementações inovadoras, como brinquedotecas para a educação infantil e laboratórios de robótica para o ensino fundamental e médio. Os segundos e terceiros colocados de cada categoria também receberão prêmios em dinheiro para investimento em melhorias escolares.