Obra de drenagem no bairro Santa Cruz avança para fase final

Publicado em: 25/08/2023 08:40

Obra de drenagem no bairro Santa Cruz avança para fase final

Iniciativa visa minimizar impactos provocados pelas enchentes e será estendido ao bairro Amazonas

A execução das obras de drenagem nas ruas “B” e “C”, no bairro Santa Cruz, está dentro do cronograma planejado, com aproximadamente 90% do sistema de drenagem já concluído. O projeto é executado pela Visato Construtora e Engenharia Ltda, com recursos de financiamento junto ao BDMG, do Programa de Mobilidade Urbana.

O sistema de drenagem incluiu a implementação de uma nova rede com a instalação de tubulações de concreto armado de diferentes diâmetros. Além disso, a infraestrutura prevê a adição de 50 novas bocas de lobo e 12 poços de visita (bueiros) para melhorar a captação e o fluxo das águas pluviais.

Agora, com a conclusão da drenagem, a fase final do projeto envolve a pavimentação das ruas com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), uma técnica que promove maior durabilidade e resistência ao asfalto. A instalação de sarjetas de concreto também está prevista, junto com a restauração de trechos de meio-fio.

Conforme o Setor de Engenharia da Prefeitura de João Monlevade, a preparação do pavimento para a aplicação do asfalto está em andamento e a expectativa é de que o asfaltamento das vias ocorra nos próximos dias.

Juliana Kelly Gomes dos Santos, uma das moradoras da rua “C”, expressou sua esperança por resultados positivos com a finalização da obra. “As chuvas já causaram prejuízos significativos, incluindo o alagamento da minha casa e perda de móveis. Além da drenagem, o novo asfalto não vai só melhorar a mobilidade dos veículos, mas também a qualidade de vida de todos os moradores, eliminando a lama e a poeira que antes eram problemas constantes”, destacou.

Outro morador da rua, Ronildo da Consolação Nicolau, compartilhou sobre o impacto direto das chuvas recentes em sua casa. A inundação afetou tanto a parte frontal quanto a traseira de sua residência, resultando em danos materiais significativos. “Estou muito otimista com a instalação das novas manilhas, acreditando que isso resolverá os problemas relacionados à drenagem das águas pluviais e trará mais tranquilidade para todos os moradores”, comentou.

Prioridade

O histórico de enchentes que assolaram o bairro Santa Cruz provocou uma reação firme por parte da administração municipal, que reafirma que o bairro Amazonas não será esquecido. No local serão realizados serviços de drenagem similares aos executados nas ruas do Santa Cruz.