Prefeitura de João Monlevade instala 100 containers móveis de lixo

Publicado em: 11/08/2023 09:46

Prefeitura de João Monlevade instala 100 containers móveis de lixo

Ação visa melhorar a limpeza urbana. Coletores estão espalhados em pontos de maior movimento

Com a finalidade de melhorar as condições da limpeza pública e da infraestrutura urbana, a Prefeitura de João Monlevade adquiriu 100 novos containers móveis de lixo. Os coletores estão instalados nas principais avenidas da cidade e em pontos com maior movimento de pessoas e, consequentemente, de mais volume de lixo gerado. É importante destacar que os containers são destinados exclusivamente para descarte de lixo domiciliar.

O objetivo principal dessa iniciativa é disponibilizar locais para que sejam acondicionados de forma adequada os resíduos gerados pela população e também difundir a cultura de hábitos corretos com relação aos cuidados com o meio ambiente e a saúde pública.

De acordo com o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Marco Antônio Penido Simas, é importante que toda a população colabore usando adequadamente os containers. “Essa é uma ferramenta importante na promoção da limpeza, organização e bem-estar da cidade, além de serem aliados dos garis, que poderão trabalhar com maior eficiência durante a coleta de lixo”, destaca.

O comerciante Rogério dos Santos Silva, dono do restaurante Bitu’s, elogiou a ação da administração municipal na instalação dos containers de lixo. Segundo ele, é importante a população se conscientizar sobre o uso correto dos equipamentos. “É preciso a conscientização da população sobre jogar lixo no lugar correto. Estou gostando da ação da Prefeitura e cada um colaborando, a cidade fica mais limpa. É até um incentivo para quem vem de outras cidades copiar o modelo implantado em João Monlevade. Está sendo bem edificante a Prefeitura neste contexto. Nós precisamos ter consciência”, apontou.

Campanha

Paralelo à instalação dos containers, a Prefeitura de João Monlevade lança a campanha “Quem joga lixo no lixo é boa praça”. As mídias são desenvolvidas em conjunto com o Centro de Operações de Emergência de João Monlevade (COE-Geral JM).

As peças incentivam a população a adotar novos hábitos para manter a cidade limpa. Entre eles, não jogar lixo nas ruas ou em terrenos baldios e obedecer aos horários e dias da coleta. Todas as peças destacam a necessidade dos resíduos serem acondicionados em locais corretos evitando a contaminação do ambiente, enchentes e alagamentos, além de manter a cidade mais organizada e bonita.

Comércio

Para conscientizar os comerciantes, a Prefeitura vai contar com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) de João Monlevade. O comércio será visitado como parte dos esforços de conscientização, com o intuito de garantir que o lixo seja descartado somente nos horários designados para coleta. Essa medida ajuda a prevenir danos causados por animais rasgando sacos e evita que os resíduos obstruam os bueiros, resultando em entupimentos, inundações e enchentes.

Limpeza Regular dos Bueiros

João Monlevade realiza a limpeza periódica de bueiros e bocas de lobo como parte das medidas preventivas contra enchentes durante o período chuvoso. Durante a estação seca, uma média de 20 bueiros são higienizados diariamente, abrangendo todas as áreas da cidade.

Informações sobre os horários de coleta de lixo em cada bairro podem ser encontradas nas redes oficiais da Prefeitura de João Monlevade.