Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Casa de Cultura lança documentário sobre Floresta Clube na 9ª Jornada de Patrimônio

 

Publicado em: 11/08/2023 09:38

Whatsapp

 

Casa de Cultura lança documentário sobre Floresta Clube na 9ª Jornada de Patrimônio

A Fundação Casa de João Monlevade lança no dia 23 de agosto, às 18h, o documentário “De Caça e Pesca a Floresta Clube - Verde Santuário".

O lançamento será no canal da instituição no Youtube - https://www.youtube.com/@fundacaocasadeculturadejoa2280 - e integra a programação da “9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais - Edição 2023”, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT) por meio do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais/IEPHA-MG.

O documentário, da série “De Jean a João.Doc”, reúne depoimentos sobre a história do clube fundado em 1957 com o nome de “Caça e Pesca” e renomeado para “Floresta Clube Dr. Henry Meyers” em 2002 em homenagem ao seu idealizador, que foi diretor da então Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira (atual ArcelorMittal).

Ao logo de 17 minutos, personagens de diferentes gerações falam das transformações do clube que, em alguns aspectos, refletem mudanças na própria sociedade. Antigo espaço para caçadores e pescadores, além de lugar de festas tradicionais e bailes, o Floresta é hoje recanto ecológico em área de Mata Atlântica preservada e bem patrimonial inventariado pelo município.

Além do lançamento no canal do Youtube, o documentário será exibido em escolas da rede pública municipal.

A série “De Jean a João.Doc”, uma das iniciativas do programa de educação patrimonial da Casa de Cultura, foi iniciada em 2021 e já abordou a Igreja São José Operário, o maestro Pedro Alcântara (do Família Alcântara Coral), falecido em 2020, a Guarda de Marujos Nossa Senhora do Rosário e a Guarda de Congado de Laranjeiras.

Dentro da programação da 9ª Jornada de Patrimônio, a Fundação realizará também um curso de capacitação de artesãos. Detalhes serão divulgados em breve.