Revitalização da sede Savita e inauguração de Núcleo da Fundação Crê-Ser: mais lazer e inclusão para Vila Tanque

Publicado em: 03/05/2023 07:58

Depois de anos de abandono e sofrendo com ações de vândalos, a comunidade do bairro Vila Tanque recebeu no último domingo (30), as reformas da sede Sociedade dos Amigos da Vila Tanque (Savita) e a inauguração de mais um núcleo da Fundação Crê-Ser. As reformas e adequações foram viabilizadas por meio de Termo de Parceria firmado entre a diretoria da Savita, Fundação Crê-Ser e Prefeitura de João Monlevade. Receberam melhorias a quadra de esportes, vestiários, muro, palco, cozinha, banheiros e sala de secretaria.

O Núcleo da Fundação Crê-Ser atenderá crianças e adolescentes em contra turno ao horário escolar, oferecendo atendimento pedagógico, atividades recreativas, lúdicas e culturais. Com a implantação dessa unidade, a Fundação Crê-Ser passará a contar com nove núcleos, além da unidade acolhedora no bairro Baú, que funciona 24 horas e atende crianças e adolescentes que estejam afastados temporariamente de seu núcleo familiar, com os vínculos familiares rompidos ou fragilizados.

A entrega da revitalização do espaço da Savita e inauguração do núcleo da Fundação Crê-Ser reuniu cerca de 400 pessoas, como parte das celebrações dos 59 anos de João Monlevade. Um dia de festa, emoção e muita recordação. No local foi realizado torneio de futebol e peteca, apresentação dos alunos do projeto Vem Dançar e Bem-Estar, dos professores da Secretaria Municipal de Esportes Liniker e Pepê, além de testes rápidos de saúde e shows com Adriano Fidélis e com o grupo Amigos do Pagode. Para as crianças, Espaço Kids com pula-pula, piscina de bolinhas, pintura facial e distribuição de algodão doce e pipocas.

Tamara Aparecida Silva, moradora da rua 29, levou o filho Nicolas Messias Carvalho Silva, de 6 anos, para aproveitar as atividades. Ela contou que quando criança brincou muito no local [antigo Recreativo] e estava empolgada com a reabertura do espaço. “O espaço estava abandonado e agora teremos atividades de inclusão para as crianças. Quero inscrever meu filho no núcleo e acredito que é fundamental que as crianças tenham a oportunidade de interagir e brincar com outras, em vez de passarem tanto tempo nos celulares”, falou.

O casal Ana Maria da Conceição Baião Pereira e Geraldo Paulo Pereira, moradores da Vila Tanque há mais de 45 anos, reforçaram a alegria em participar das inaugurações. “Estou achando maravilhoso e vai ser uma bênção. Sou frequentadora das aulas do programa Bem-Estar e, com as atividades na Savita, vai ser mais fácil para mais gente participar. Está tudo maravilhoso”, falou Ana Maria. “Eu aguardava as reformas há anos. Aqui estava tudo largado. Vamos participar ainda mais”, completou Geraldo.

Autoridades reafirmam compromisso e falam da importância das inaugurações

Durante a solenidade, a diretora-executiva da Fundação Municipal Crê-Ser, Helenita Pinto Melo Lopes, reforçou a importância das melhorias para a comunidade. “O Prefeito [Dr. Laércio] mostra, com a inauguração, a responsabilidade e o compromisso que tem com as crianças, os adolescentes e com a comunidade em geral. Vamos juntos com a diretoria da Savita seguir o preceito da administração municipal que é cuidar das pessoas”, frisou.

A primeira dama e presidente do Conselho Curador da Fundação Crê-Ser, Rosângela Ribeiro, destacou sentir orgulho pelo cargo que ocupa, de forma voluntária. “Vemos uma evolução dos trabalhos da Fundação Crê-Ser. Queremos que este espaço perpetue por muito tempo. Tragam as crianças para que façam parte de forma efetiva do núcleo. Isso é investimento na qualidade de vida dos nossos jovens para que eles cresçam com valores, ética e moral”, destacou.

Já o vice-presidente da Savita, Giovane Tavares, agradeceu, em nome dos moradores, a revitalização. Ele também destacou a importância da instalação do novo Núcleo da Fundação Crê-Ser para crianças e adolescentes e reafirmou o retorno de atividades recreativas para os adultos. A fala dele foi endossada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Linhares (União Brasil). “As obras são de extrema importância e oferecem comodidade e dignidade. Vamos trabalhar cada vez mais para políticas públicas voltadas ao bem-estar social”, disse.

Homenagens

O Espaço de Convivência da Savita recebeu o nome de Maria Inocência Dorim. Moradora antiga da Vila Tanque, Dona Maria tem 85 anos e é vizinha da Savita. Ela sempre trabalhou em prol da preservação da sede da instituição. Presente à homenagem, destacou que “não vê a hora do local estar cheio de vida novamente”. O nome de Neusa Faria Gonçalves (Neusinha do Vôlei) foi dado ao Espaço Esportivo da Savita. A professora, falecida em novembro do ano passado, iniciou suas atividades esportivas e profissionais na instituição e faz parte da história local. O servidor da Fundação Crê-Ser, José Lino Tavares, também foi homenageado pelo seu empenho no acompanhamento dos serviços de reforma da instituição.