Creas oferece formação sobre medidas socioeducativas  para gerentes de unidades de saúde

Publicado em: 28/04/2023 07:52

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de João Monlevade promoveu uma formação sobre medidas socioeducativas para as gerentes das unidades de saúde. A formação ocorreu nesta quinta-feira (27) e foi ministrada pelas assistentes sociais Rosalina Lourenço, responsável pelo atendimento aos adolescentes e Tatiana Meireles, coordenadora do Creas.

A formação teve como objetivo estabelecer parceria com as unidades de saúde para encaminhamento dos adolescentes para prestação de serviços à comunidade. Outro ponto enfatizado aos gerentes foi a importância de acolher os adolescentes, a fim de proporcionar um sentimento de pertencimento e oportunidade, reduzindo a reincidência dos atos infracionais.

Tatiana explicou inicialmente como funciona o Sistema Único de Assistência Social (Suas), as Proteções Sociais Básica e Especial e os serviços ofertados no Creas. Em seguida, Rosalina apresentou o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas de Prestação de Serviços à Comunidade e de Liberdade Assistida.

O serviço atende adolescentes que cometeram atos infracionais e que são encaminhados pela Vara da Infância e Juventude para cumprimento de medidas socioeducativas, executadas em meio aberto. Os jovens são acompanhados pelo Creas por meio de atendimentos individuais e em grupo, com foco na ressignificação e responsabilização do ato infracional, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Quando necessário, também são encaminhados para atendimento em outras políticas públicas

“As formações são cruciais para desmistificar os preconceitos e julgamentos em relação a esses adolescentes e que a medida socioeducativa seja realmente educativa, cumprindo sua função legal”, apontou Rosalina.

Outras formações

Além da formação para as gerentes das unidades de saúde, os diretores das escolas municipais e dos Centros de Educação Infantil (Cemeis) também passaram pela formação no início do mês. Posteriormente o curso será oferecido para os gestores das escolas estaduais e diretores das escolas municipais que não puderam comparecer. “O Creas continuará a promover formações para profissionais de outras secretarias do município e para instituições não governamentais inscritas nos Conselhos de Direitos”, finalizou Tatiana.

Creas

O Creas é uma unidade socioassistencial que trabalha com indivíduos e famílias que tiveram seus direitos violados, oferecendo proteção social. A unidade fica na Rua Kennedy, nº 110, bairro Nossa Senhora da Conceição, os telefones de contato são 3859-2579 e 99449-0049.