Prefeitura de João Monlevade lança o projeto Nutri Saúde

Publicado em: 20/04/2023 09:47

Prefeitura de João Monlevade lança o projeto Nutri Saúde

Iniciativa vai oferecer acompanhamento com nutricionista a pacientes com obesidade

Em mais uma ação para melhorar a Saúde de João Monlevade, a Prefeitura dá início ao projeto Nutri Saúde. O objetivo é propiciar um acompanhamento com nutricionista, aos pacientes do município com obesidade, sobrepeso, hipertensão e diabetes.

A nutricionista Cibele de Souza Andrade é quem vai fazer o atendimento de forma coletiva beneficiando cerca de 30 pacientes. As pessoas que participam do projeto foram encaminhadas pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), após as equipes identificarem a necessidade do acompanhamento com nutricionista.

O primeiro atendimento coletivo com o grupo será realizado no auditório da Prefeitura, na próxima quinta-feira (20), visando apenas às pessoas com obesidade e sobrepeso. No dia 27, haverá um atendimento voltado para pacientes com diabetes e hipertensão, também encaminhados pelas equipes de ESF.

Além de buscar promover a mudança de hábito das pessoas e conscientizá-las para a importância do tratamento, a nutricionista vai sugerir um cardápio hipocalórico, a ser seguido por quem estiver participando do projeto. Quinze dias após o primeiro atendimento, os pacientes retornam para uma avaliação.

“A nossa expectativa é reduzir os casos de obesidade no município e tratar aqueles que já existem. Queremos que os beneficiados pelo projeto sejam espelho para outros pacientes”, explicou Cibele Andrade.

A secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, também falou sobre a importância da iniciativa. Segundo ela, trata-se de um projeto piloto, idealizado após a Secretaria de Saúde identificar uma grande demanda de pacientes que precisam de acompanhamento.

Raquel Drumond salienta que se a ação tiver êxito, a secretaria pretende expandi-la, transformando-a num programa permanente. “É algo inédito. Queremos promover e recuperar a saúde dessas pessoas, para evitar que elas se submetam a uma cirurgia bariátrica, para isso é preciso ajudá-las a se tornarem protagonistas na promoção da própria saúde”, concluiu.