Prefeitura de João Monlevade e Sintramon assinam acordo coletivo

Publicado em: 18/04/2023 07:54

Prefeitura de João Monlevade e Sintramon assinam acordo coletivo

Documento prevê 10% de reajuste e vale-alimentação de R$ 500

A Prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de João Monlevade (Sintramon) assinaram na segunda-feira (17), o acordo coletivo dos servidores públicos municipais, concedendo reajuste salarial de 10%, e vale-alimentação de R$ 500.

O reajuste salarial representa um ganho real de 4,53% acima da inflação. Já o vale alimentação que era de R$ 420, teve um aumento de 19%. O retorno de férias subiu de R$ 1.050 para R$ 1.100.

Destacam-se ainda, diversas cláusulas sociais solicitadas pelos trabalhadores e que foram atendidas pela atual administração. O Plano de Aposentadoria Incentivada (PAI) passa a funcionar enquanto vigorar o acordo coletivo. Além disso, o aviso prévio para quem aderir ao PAI, será integral e não mais proporcional.

O acordo ainda aumenta a licença luto de dois dias após o falecimento do ente, para quatro dias úteis. Os agentes de trânsito agora terão direito a 30% de periculosidade, calculado sobre o salário base.

Diálogo

A presidente do Sintramon, Isaura Bicalho, destacou o alto nível de diálogo que a atual administração vem mantendo com a categoria. “É um acordo que nos deixou muito satisfeitos. Em outras administrações era uma luta para termos pelo menos a reposição inflacionária. Este ano tivemos um aumento real de quase 5%, que vai além da inflação, além de diversos ganhos sociais”, afirmou.

O secretário de Administração, Gilberto Vicente Barcelos, concluiu mencionando a forma como a negociação ocorreu. “Uma negociação bem tranquila, sem percalços com dois grupos mantendo conversas de muita qualidade, tendo como principal interesse o interesse dos servidores públicos, que merecem essa valorização. É o ponto alto da administração do Dr. Laércio”, resumiu.

Também participaram da reunião o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva, o assessor de Governo, Gentil Bicalho, e o procurador Geral do Município, Hugo Lázaro Martins. O acordo será encaminhado para a Câmara Municipal, para apreciação e votação dos vereadores. O presidente do legislativo, Fernando Linhares (União Brasil) garantiu uma tramitação célere para a proposta, uma vez que os vereadores estão comprometidos e empenhados em analisar e votar o acordo.