Prefeitura de João Monlevade realiza mais 31 cirurgias de cataratas

Publicado em: 18/04/2023 07:39

Prefeitura de João Monlevade realiza mais 31 cirurgias de cataratas

Após acabar com demanda reprimida, procedimento não tem filas em João Monlevade

Os pacientes de João Monlevade, que precisam fazer cirurgias de cataratas, já não esperam meses ou até anos, para terem acesso ao procedimento através da Prefeitura. Na quinta-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde atendeu 31 pessoas que procuraram o serviço entre fevereiro e março.

As cirurgias foram realizadas no Hospital Júlia Kubitschek, em Rio Piracicaba. A agilidade no agendamento é resultado de um trabalho que foi coroado no fim do ano passado, após o governo atual ter acabado com a demanda reprimida.

Coordenadora do Serviço Complementar de Saúde do município, Ariadne Pereira do Patrocínio, explica que o setor já está programando uma data para atender os pacientes que procuraram o serviço no final de março e no mês de abril.

“Ao eliminarmos a demanda reprimida em 2022, isso permitiu agendar as cirurgias deste ano dois meses depois que os pacientes apresentaram a documentação. Alguns foram agendados em tempo ainda menor”, garantiu.

É o caso da doméstica, Sônia Maria Amaral Silva, 65 anos. “Foi muito rápido, tem 15 dias que apresentei a documentação para fazer a cirurgia. Estou muito satisfeita ", salientou.

A enfermeira aposentada, Maria da Conceição Nascimento, 67 anos, explicou que sua cirurgia foi marcada um mês após apresentar os documentos. “Fiz a avaliação e com menos de um mês já marcaram a cirurgia”, declarou.

Quem também elogiou a agilidade foi a agente parlamentar, Lidiane Aparecida Rosa Gomes, 42 anos, que acompanhou a mãe, Raimunda Graciana Rosa, 76 anos, que precisava do procedimento. “Ela sente muitas dores na vista, então procuramos o atendimento e foi bem rápido”, disse Lidiane Gomes. Raimunda Rosa não escondeu a felicidade. “Foi muito rápido. Santa Luzia vai abençoar para continuar dando tudo certo”, concluiu.

Nas cirurgias realizadas em outras cidades, a Prefeitura de João Monlevade é responsável pelo transporte dos pacientes e seus acompanhantes.