Centro de Operações de Emergência se reúne na Casa da Cidadania

Publicado em: 18/04/2023 07:34

Na manhã da última quinta-feira (13), o Centro de Operações de Emergência de João Monlevade (COE-Geral JM) realizou a sua primeira reunião. O grupo foi criado pela Prefeitura, por meio da Assessoria de Governo, para tratar de questões referentes aos problemas causados pelos períodos chuvosos no município. O encontro aconteceu na Casa da Cidadania, no bairro Belmonte.

Instituído em fevereiro deste ano, o COE Geral reúne diversos setores e secretarias da administração municipal, como as de Assistência Social, Saúde, Administração, Procuradoria Jurídica, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Vigilância em Saúde (Visa) e Defesa Civil, além de várias entidades, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros e organizações da sociedade civil. O objetivo do grupo é discutir, planejar e promover ações de prevenção e de resolução de problemas advindos da ocorrência de fortes chuvas.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Eduardo Bastos, as ações integradas do grupo são muito importantes, pois agilizam os processos de informações e ajudam na prevenção de problemas. “Prevenção é o pilar de tudo e o trabalho do grupo vai ajudar a racionalizar e agilizar as ações. A atuação intersetorial do grupo será muito importante”, destacou.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Edemir Alves, enfatizou sobre o trabalho em rede, que é a tônica do COE. “A Defesa Civil não trabalha sozinha. Todo o trabalho é realizado em conjunto, seja nas ações emergenciais ou preventivas. Trabalhamos com informações e com prevenção, sempre, e sendo assim, o trabalho do COE será de suma importância”, afirmou Edemir.

O secretário municipal de Administração, Gilberto Barcelos, chamou a atenção para as ações positivas advindas da atuação do grupo. “João Monlevade é destaque nacional em defesa civil e isso se dá muito em virtude das ações do grupo. É um trabalho importante, consistente e sério e tem sido muito positivo”, salientou Gilberto.

Segundo o servidor da Assessoria de Governo e coordenador do COE, José Gomes Martins, o trabalho do grupo objetiva ser contínuo e permanente e conta com a participação da sociedade civil. “É um espaço de diálogo e discussão, com um objetivo comum, a prevenção e a atuação imediata e eficaz diante de emergências”, disse.

Ainda participaram da reunião o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva, a secretária municipal de Assistência Social, Marinete Morais, o diretor do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DAE), José Afonso Martins, representantes da Procuradoria Jurídica, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Saúde, Vigilância em Saúde (Visa), Fundação Municipal Crê-Ser e da Polícia Civil.