Prefeitos da região trabalham para inaugurar Samu em agosto

Publicado em: 14/04/2023 16:05

Prefeitos da região trabalham para inaugurar Samu em agosto

Cronograma de implantação do serviço foi definido em reunião em Itabira

Representantes da Prefeitura de João Monlevade participaram na terça-feira (11), na UniFuncesi em Itabira, de mais uma reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba para Gerenciamento do Samu (Cis-Urg Médio Piracicaba). Durante o encontro, que contou com prefeitos da região, foi aprovado o cronograma de implantação do Samu Regional. A previsão é que o serviço seja inaugurado no mês de agosto.

Durante o encontro houve discussão e aprovação do protocolo de intenções e assinatura do contrato do consórcio público que vai gerir o serviço. Também foram votadas alterações no estatuto do consórcio e as ações que os municípios consorciados terão que seguir para colocar o serviço em funcionamento até agosto.

Para a atual governo municipal, o esforço e o trabalho de todos os prefeitos e secretários de saúde das 27 cidades que integram a iniciativa é digna de elogios.

A secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, participou da reunião e mencionou a união de todos os municípios para efetuar a implantação do serviço. “É uma pauta que uniu e aproximou ainda mais todas as cidades, o que deve gerar ainda mais benefícios em outras áreas da Saúde, não só no atendimento de urgência”, afirmou.

O funcionamento do Samu Regional prevê a criação de uma central de regulação para o controle do sistema em Itabira e bases de apoio nas cidades de João Monlevade, Guanhães, Barão de Cocais, São Domingos do Prata, Rio Vermelho, Ferros e Dom Joaquim.

O Samu Regional terá 13 ambulâncias, sendo que João Monlevade receberá uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). O serviço será mantido com recursos do Governo do Estado, Governo Federal e municípios.

Município continua parceiro do Sevor

Mesmo com a regionalização do Samu, a Prefeitura de João Monlevade continuará parceira do Serviço Voluntário de Resgate (Sevor). Considerado pela administração municipal como um trabalho de extrema relevância para o município. O Sevor acumula mais 180 mil horas de serviços gratuitos prestados à comunidade.