Prefeitura e órgãos de segurança pedem tranquilidade e reforçam medidas de prevenção em escolas

Publicado em: 14/04/2023 15:28

A Secretaria Municipal de Educação de João Monlevade está empenhada em garantir um ambiente educacional com mais segurança, após a propagação de notícias falsas que anunciam supostos ataques a escolas em todo o país. Para tratar sobre o assunto, foi realizada uma reunião na manhã dessa quarta-feira (12), na sede da Polícia Militar da cidade.

Estiveram presentes representantes dos órgãos de segurança, comunidade escolar, vereadores, Ministério Público e conselheiros tutelares. A interação entre essas entidades busca fortalecer a prevenção e a segurança nas escolas, visando tranquilizar a comunidade escolar e os pais dos estudantes sobre ações já implementadas e que serão adotadas nas instituições.

O comandante da Polícia Militar de João Monlevade, Tenente-Coronel Edivaldo Ramos Fernandes, mediou o encontro e informou que os militares estão intensificando o patrulhamento na porta de todas as instituições de ensino. Ele reforçou a importância do não compartilhamento de notícias falsas sobre as ameaças de ataque.  O militar também anunciou a criação de uma rede de proteção escolar para troca de informações.

A secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, e a superintendente da Secretaria Regional de Educação de Nova Era, Cleide Costa, foram enfáticas ao citarem as diversas medidas já tomadas para a proteção do ambiente escolar. As educadoras também pediram calma aos pais e alunos e afirmaram que até o momento, não foram detectadas quaisquer anormalidades nas escolas de João Monlevade.

A adminsitração municipal anunciou a instalação de câmeras de segurança em todas as escolas municipais que ainda não contam com o monitoramento eletrônico. Um Termo de Fomento que prevê a implantação dos equipamentos em prédios públicos para o monitoramento da Polícia Militar será antecipado para a vigilância colaborativa.

Reunião com gestores

A Secretaria Municipal de Educação emitiu um Comunicado à Comunidade Escolar informando sobre o encontro e as deliberações tomadas. Agora, o próximo passo é uma reunião restrita com esses gestores, já agendada para a próxima segunda-feira (17), na Prefeitura de João Monlevade.