Servidores do Settran e da Jari recebem curso de capacitação

Publicado em: 12/04/2023 08:49

Os agentes de trânsito e servidores administrativos do Setor de Trânsito e Transportes (Settran) e da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) participaram do I Curso de Agente de Trânsito regulamentado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Promovido pela Prefeitura de João Monlevade, por meio do Settran e da Jari, a capacitação, ministrada pela empresa LM Cursos Ltda, contratada pelo Processo Licitatório nº 480/2022, teve início no dia 27 de fevereiro e termina na próxima segunda-feira (17).

O curso está sendo ofertado no Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) de João Monlevade, localizado no Centro Educacional. Ao todo, os profissionais e servidores matriculados participam de 200 horas/aulas, entre prática e teoria, ministradas no modelo EAD e remota, cumprindo um total de nove módulos de conteúdos regulamentados pela Portaria Nº 966/2022 da Senatran.

Os conteúdos da capacitação foram variados, passando por Legislação de Trânsito, Noções de Engenharia de Tráfego, Sinalização de Trânsito, Legislação de Trânsito Aplicada, Ética e Cidadania, Psicologia Aplicada e O Papel Educador do Agente, até aulas de Língua Portuguesa, Operação e Fiscalização de Trânsito e Prática Operacional.

As aulas são apresentadas de forma dinâmica e contam com avaliações e frequência mínima de 75% em cada módulo. A Portaria estabelece ainda um curso de atualização a cada três anos para os agentes da autoridade de trânsito.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marco Antônio Penido Simas, o curso é uma das iniciativas que buscam um trânsito mais humanizado para João Monlevade. “É muito importante que nossos agentes de trânsito sejam bem preparados e qualificados, seguindo as normas vigentes na legislação brasileira, em especial, o Código de Trânsito Brasileiro. Afinal, são muitas as suas atribuições. Entre elas, orientar os motoristas e coibir infrações que estejam em desacordo com a legislação”, afirmou o secretário.

A agente de trânsito Jaqueline Campos Araújo destacou que o curso é de extrema importância para que os profissionais tenham condições de atuar de forma educadora e também exercer seu papel de fiscalizador. “Os conhecimentos adquiridos no curso ajudam em nossa atuação em toda a cidade, além disso, estão de acordo com a regulamentação de trânsito aplicada nos municípios”, disse.