Crianças com deficiência ganham brinquedos adaptados

Publicado em: 17/02/2023 08:47

As crianças que possuem algum tipo de deficiência de locomoção agora contam com brinquedos adaptados nas praças da cidade. A iniciativa da Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, visa proporcionar a integração entre as crianças e, assim, estimular o convívio entre elas. Os brinquedos foram instalados nos bairros República (Estádio Li Guerra), Vila Tanque (praça da Paz), Loanda (avenida Isaac Cassemiro) e Teresópolis (praça Rodrigo Cota Bastieri).

Um dos brinquedos permite a introdução da cadeira de rodas por meio de rampa. O outro é um balanço adaptado e tem também um gira-disco especial com pouco mais de três metros de diâmetro.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Samir Gomes, explica que os espaços foram escolhidos por contarem com fácil acesso para as crianças. Para a definição dos locais, Samir teve a ajuda do presidente da Associação de Cooperação e Integração das Pessoas com Deficiência de João Monlevade (Acimpode), Elias Gonçalves.

Elias Gonçalves destacou a importância dos brinquedos nas praças da cidade.  “Brincar é fundamental na vida dos pequenos, pois desenvolve a imaginação e atiça a curiosidade. Brincar ao ar livre traz ainda mais vantagens, como o contato com a luz solar e a possibilidade de realização de atividades físicas, e não é diferente para as crianças com mobilidade reduzida ou deficiência, daí a importância dos parquinhos acessíveis”, explicou.