Governo municipal entrega  benefício inédito para gestantes e mães

Publicado em: 09/02/2023 08:33

Com o benefício de R$121 mensais, as mulheres podem adquirir itens necessários nos comércios credenciados

A Prefeitura de João Monlevade por meio da Secretaria Municipal de Assitência social, realizou nesta quarta-feira (8), mais uma ação inédita no município: a entrega do cartão Auxílio Natalidade para 50 gestantes e mães atendidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do município.  A entrega dos cartões foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Nelson Fagundes, no bairro Novo Cruzeiro, e no Cras Central, em Carneirinhos.

O Cesta Natalidade tem como objetivo promover às gestantes, mães e recém-nascidos a garantia de melhor qualidade de vida. Ao todo, cada beneficiária receberá em torno R$726, divididos em seis parcelas, que poderão ser usados em supermercados credenciados na compra de itens básicos e necessários para a gestante e o bebê. O pagamento é regulamentado pela resolução 13/2022 do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

O cartão é confeccionado no nome da mãe, para que ela faça a administração desse recurso e tenha liberdade na escolha dos produtos da casa, assim como é o cartão Cesta Cidadã, também implementado pelo governo municipal em 2021.

A secretária municipal de Assistência Social, Marinete Morais,  destacou o cuidado com a proteção básica desde a gestação até a concepção. “O cartão é um zelo que a Administração está tendo com as mães e seus bebês”, comenta.

Beneficiárias agradecem

Mãe pela segunda vez, a cabelereira Jordânia Aparecida Zacarias, 28 anos, é atendida pelo Cras do Novo Cruzeiro. Ela conta que está no nono mês de gestação e gostou de ser uma das beneficiárias. “Agradeço muito receber esse cartão, pois vai ajudar na compra de fraldas, lenços umedecidos e até vitaminas para o bebê, caso seja necessário”, disse.

Outra que também recebeu o cartão é a dona de casa Gizabelle Ferreira Costa, 33 anos, atendida pelo Cras Central. Mãe da pequena Ester, de dois meses, e de outras duas crianças, ela conta que o benefício vai ajudar bastante em seu lar. “Estou muito feliz em receber o benefício. Uma lata de vitaminas para comprar no comércio está entre R$50 a R$60 e esse recurso ajuda muito”, comenta.

Quem tem direito

Para ter acesso ao benefício Auxílio Natalidade é necessário entrar em contato com Cras e passar por avaliação  com a equipe técnica. O Cras do Novo Cruzeiro está localizado na rua Nova York, nº 622,  em frente ao Posto Médico do bairro. O telefone para atendimento é (31) 3851 6275. Já o Cras Central fica na rua Armando Batista, nº 153, no bairro Rosário e o telefone é (31) 3859-2597.