Prefeitura de João Monlevade publica Edital para licitação do transporte público

Publicado em: 05/01/2023 16:14

A Prefeitura de João Monlevade publicou nesta semana o Edital de Licitação de Prestação de Serviço Básico Rodoviário do Sistema de Transporte Público Coletivo do Município. O Edital pode ser conferido no site oficial do Executivo, o www.pmjm.mg.gov.br ou através do Setor de Compras e Licitações, em sua sede.

Antes de publicar o Edital de Licitação, a Prefeitura realizou duas audiências públicas sobre o assunto, uma no plenário da Câmara Municipal e outra no auditório da administração. Conduzidas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, através do Setor de Trânsito e Transportes (Settran), as audiências também contaram com a participação da empresa Cidade Viva Engenheiros e Arquitetos Associados Ltda, contratada através de processo licitatório para prestar serviços de consultoria ao transporte público no município.

As audiências objetivaram apresentar à população os estudos e a modelagem operacional, econômico-financeiro e jurídica do Edital e do Contrato e, ainda, dar publicidade e transparência às ações conduzidas pelo Executivo no setor de transporte público, além de fomentar, provocar e democratizar a efetiva participação das partes interessadas e da sociedade em geral no processo.

A consultoria prestada pela empresa Cidade Viva realizou várias análises e avaliações referentes a diversos itens, entre eles, cobrança de tarifas, qualidade nos serviços prestados, rotas, frota, horários, itinerários, localização e caracterização dos pontos de parada, número de passageiros transportados, viagens realizadas diariamente, pesquisa de opinião pública, identidade visual, novas tecnologias, transporte escolar, gratuidades, descontos etc.

O objetivo do Executivo com a consultoria é realizar mudanças e adequações com o intuito de aprimorar o serviço de transporte público em João Monlevade.