Prefeitura “zera” fila de cirurgias de cataratas

Publicado em: 13/12/2022 08:17

Prefeitura de João Monlevade “zera” fila de cirurgias de cataratas

Município atendeu todos os pedidos de cirurgias que estavam pendentes

A Prefeitura de João Monlevade atendeu todos os pedidos de cirurgias de catarata que estavam pendentes na Secretaria Municipal de Saúde. Com isso, o município termina o ano de 2022 sem filas para esse tipo de procedimento.

No sábado (10), 59 pacientes de João Monlevade estiveram no hospital Júlia Kubitschek, em Rio Piracicaba, para realizar as cirurgias em um dos olhos. Desse total, 52 retornarão em janeiro para fazer a cirurgia no segundo olho. Com os procedimentos do próximo mês, a Prefeitura terá realizado cirurgias em 801 olhos, desde que a atual administração assumiu o governo.

Os procedimentos realizados no sábado são um marco para o município já que havia uma demanda acumulada de cirurgias de catarata quando a atual administração assumiu. Alguns pacientes aguardavam os atendimentos há vairios anos. O término da fila, só foi possível após uma reestruturação interna da Secretaria Municipal de Saúde.

Felicidade

Um desses pedidos parados era o da dona de casa, Silvana Cleunice Rosa, de 51 anos. Ela explicou que desde 2018 aguardava o procedimento. Após a pandemia, ao procurarem a Secretaria de Saúde, ela conseguiu agendar a cirurgia. Silvana Rosa viajou para Rio Piracicaba acompanhada da filha Júnia Rosa Garcia, 28 anos. “Estamos muito felizes. Ela espera por essa cirurgia há muito tempo”, afirmou.

A aposentada Graciula Maria da Silva, 73 anos, informou que não teve que esperar tanto. “Fizemos o pedido este ano, com um mês a cirurgia foi agendada, graças a Deus”. A filha, Marli Aparecida Silva, 52 anos, falou da felicidade da mãe. “Pedi até folga no trabalho para acompanhá-la”, disse.

A aposentada Vilma Joana Nunes, 76 anos, também mencionou a agilidade. “Logo que apresentei os exames, não demorou mais que três meses para marcar. Como sou diabética preciso operar os dois olhos. Para mim é muito bom, porque tenho muita dificuldade para ler. Até usar o celular às vezes fica difícil”, ressaltou.

Cuidado

A Secretária de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond comemorou o resultado do trabalho. “Estamos fazendo uma administração que tem como objetivo cuidar das pessoas. Muitos dos pacientes que foram atendidos estavam com a visão tão comprometida que necessitavam de ajuda até para se alimentar. Com as cirurgias, muitos deles poderão voltar a ter uma vida normal”, afirmou.

Raquel Drumond argumentou que somente 27 pacientes deixaram de ser atendidos porque não foram localizados pela Secretaria de Saúde. “Procuramos essas pessoas nos telefones e endereços que eles forneceram, sem sucesso. Caso alguma delas procure a secretaria, terão o procedimento marcado imediatamente já que não há mais filas”, concluiu.