Prefeitura  realiza treinamentos para membros da Cipa e servidores

Publicado em: 06/06/2022 10:00

Prefeitura  realiza treinamentos para membros da Cipa e servidores

A Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Administração e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), promoveu treinamentos para os servidores municipais.

Ministrado pela engenheira de Segurança do Trabalho Renata Aparecida de Freitas, o treinamento para os membros da Cipa, titulares e suplentes eleitos como representantes dos trabalhadores e os designados pela administração, teve carga horária de 8 horas e foi realizado na última quinta-feira (26) no plenarinho da Câmara Municipal.

Outra capacitação foi realizada pela empresa Grupo CTM – Centro Técnico Mundial Saúde Ocupacional e Escola Técnica, vencedora do processo de licitação para prestar serviços na área de saúde do trabalho ao município. Inédito, o curso se referiu à Norma Regulamentadora 35, a NR35, sendo direcionado aos servidores e estagiários da Secretaria Municipal de Obras. Também com carga horária de 8 horas, foi realizado nas duas últimas segundas-feiras na sede da Secretaria Municipal de Obras, no bairro Belmonte.

De acordo com Renata Freitas, as atividades foram promovidas após capacitação estabelecida pelo dimensionamento previsto na Norma regulamentadora NR5 e foram muito proveitosos. “Os treinamentos são imprescindíveis por trazer segurança e confiabilidade para os servidores desenvolverem os procedimentos operacionais das atividades rotineiras de trabalho em altura. O curso contou com ensinamentos práticos e teóricos, o que contribuiu para consolidar o aprendizado”, afirmou.

Especificamente sobra a Cipa, Renata destacou que se trata de uma exigência da NR5 que visa capacitar e potencializar a atuação dos cipeiros. ”O objetivo é ampliar a conscientização de prevenção dos acidentes e das doenças de trabalho e assegurar um local de trabalho apropriado para as funções que serão desempenhadas”, salientou a servidora.