Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Prefeitura realiza segunda audiência pública sobre transporte coletivo

 

Publicado em: 02/05/2022 17:27

Whatsapp

 

Prefeitura realiza segunda audiência pública sobre transporte coletivo e empresa apresenta “raio-x” do setor

A Prefeitura de João Monlevade, através de sua Procuradoria Jurídica, realizou na tarde da última quinta-feira (28), no plenário da Câmara Municipal, a segunda Audiência Pública sobre o processo licitatório do transporte coletivo e escolar no município. 

Na ocasião, foram apresentados os estudos e pesquisas de campo realizados pela empresa de consultoria Cidade Viva, contratada por meio de processo licitatório pelo Executivo. A empresa apresentou um “raio-x” sobre o transporte coletivo no município e através de seu representante, o consultor Ricardo Mendanha, expôs diversas informações importantes sobre o setor, como quantidade de passageiros, frotas, itinerários, horários, abrigos, estudo de demanda, regimentos, regras, adequações às novas realidades, capacidade de gestão, tecnologia, regulamentação, sistema inteligente, tráfego, índice de passageiros por quilômetro, médias de passageiros por viagens, estudo de linhas e sublinhas, entre outras. 

De acordo com o consultor Ricardo Mendanha, os estudos se referem aos dias úteis e foram analisadas 19 zonas de tráfego em João Monlevade. Ainda segundo Mendanha, dois pontos chamaram a atenção no estudo, que são o alto número de sublinhas, aquelas que complementam alguns itinerários, e a taxa de gratuidade do transporte coletivo na cidade, que passa de 24%, maior que a média mineira, de 16%.

“Em nossa análise de viabilidade de linhas e itinerários, observamos que são 24 linhas com o número excessivo de 434 sublinhas, de itinerários diferentes, complementos de linhas em determinados horários. Não é possível manter 434 sublinhas para 24 linhas, é fora da realidade de qualquer cidade do país. É muito alto e inviável”, afirmou.