Settran prepara cronograma de instalação de sensores em Estacionamento Rotativo

Publicado em: 03/01/2018 11:19

A empresa T.I. MOBTecnologia e Soluções em Mobilidade, concessionária responsável pelogerenciamento do Estacionamento Rotativo pago em João Monlevade, iniciou, noúltimo dia 27, a colocação de 100 (cem) sensores nas vagas da avenida GetúlioVargas, em Carneirinhos, nas proximidades da Escola Estadual Dona Jenny Faria;na Avenida Wilson Alvarenga, próximo à Praça Domingos Silvério, e na Rua FernãoDias. Conforme o chefe do Settran (Setor de Trânsito e Transportes), BrennoLima, a medida atende a requisitos da prestação de serviços da empresa aomunicípio.

O sensor, de massametálica, permitirá a gestão das chamadas “vagas inteligentes”, que fazem adetecção automática do veículo na vaga por sensor de presença. Os tachões levamas informações aos concentradores, alimentados por energia solar, fazendo acomunicação das vagas. Dessa forma, tanto o usuário quanto a T.I. MOB e oSettran terão informações em tempo real sobre a ocupação das vagas.

De acordo com a T.I. MOB,com as instalações dos sensores, o sistema de gerenciamento do rotativo poderáefetuar consulta da efetivação do pagamento, acionamento/desacionamento doscomandos para consumo dos créditos de unidades de tempo, controle do tempomáximo permitido para ocupação e, caso ocorra, acionamento do sistema de alertapor infração. Segundo a empresa, ainda neste mês de janeiro, o sistema deveráiniciar o funcionamento.

Conforme Brenno Lima, seráelaborado um cronograma gradativo para instalações dos sensores em todas asvagas, exceto as de idosos e de pessoas com deficiência. Novecentas e sessentae oito vagas de veículos que adotarão o sistema.