Publicado em: 27/03/2024 16:24

Veículos abandonados e sucatas são recolhidos pelo Setor de Fiscalização de Posturas de João Monlevade

A Prefeitura de João Monlevade, por meio do setor de Fiscalização e Posturas, em colaboração com o Setor de Trânsito e Transporte (Settran) e a Polícia Militar, iniciou uma operação de recolhimento de veículos abandonados e sucatas em vias públicas, em diversos bairros da cidade.

A ação teve início nesta quarta-feira (27), no bairro São João, onde uma caminhonete foi apreendida e rebocada para um pátio credenciado. Posteriormente, a operação se estendeu à avenida Getúlio Vargas, próximo à Secretaria Municipal de Saúde, onde cerca de 12 veículos foram identificados. Dois proprietários de lojas de autopeças foram notificados pelas irregularidades encontradas.

O chefe do setor de Fiscalização e Posturas, Vanderlei Prudêncio,  destacou que essa é apenas a fase inicial da operação. "Continuaremos fiscalizando e punindo os donos desses veículos que são deixados às margens das vias públicas. São sucatas, muitas vezes parcialmente desmontadas, que além de tudo servem como criadouro para o mosquito da dengue, colocando em risco a saúde da população", afirmou Prudêncio.

Para ampliar sobre a importância da iniciativa, o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Marco Antônio Penido Simas, acrescentou: "essa ação é fundamental para manter a ordem e a limpeza em nossa cidade. A presença de veículos abandonados e sucatas não só compromete a estética urbana, mas também representa um perigo iminente para a saúde pública, especialmente com a proximidade da temporada de chuvas. Estamos empenhados em combater não apenas o acúmulo de lixo, mas também os potenciais focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue. Pedimos a colaboração de todos os cidadãos para que juntos possamos construir uma cidade mais segura e saudável para todos".

Diante desse cenário, a iniciativa da Prefeitura de recolher esses resíduos se torna ainda mais urgente, visando não só a melhoria do aspecto urbano, mas também a proteção da saúde dos cidadãos. É fundamental que a população colabore, evitando o descarte irregular de veículos e sucatas, contribuindo assim para a construção de uma cidade mais limpa e segura para todos.