Atlimarjom completa 20 anos nesta terça-feira

Publicado em: 25/05/2021 08:28

Atlimarjom completa 20 anos nesta terça-feira

A Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Matérias Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom) completa 20 anos de fundação nesta terça-feira (25). A instituição tem papel fundamental no resgate da defesa do meio ambiente, além de promover o desenvolvimento sustentável com a coleta, a triagem e a venda dos materiais recicláveis.

Hoje, a Atlimarjom possui 15 associados. São seis na triagem, um no picote de papel, três que atuam diretamente na coleta dos materiais nas ruas, três nos trabalhos das prensas e dois na administração.  Por mês, os trabalhadores conseguem a venda de 70 a 80 toneladas de recicláveis. Parte do dinheiro arrecado é investido e usado no pagamento das contas da Associação e o restante dividido entre eles.

Tesoureira da instituição, Valdete Firmina Roza, destaca o crescimento e desenvolvimento da Associação no município. “Hoje temos muito a agradecer à população por estar colaborando com o Meio Ambiente. A Atlimarjom gera trabalho e renda. Temos orgulho de chegarmos aqui, pois são muitos anos de trabalho e luta. Só temos a agradecer aos nossos parceiros”, falou.

Samuel Domingos da Silva, secretário de Meio Ambiente, pontua sobre a importância da coleta seletiva para João Monlevade. “O município realiza hoje a coleta em 30% de sua área urbana e já contribui bastante com a redução dos resíduos que poderiam estar indo para o aterro, aumentando a sua vida útil e colaborando com o gerenciamento de resíduos para o município”, destacou.

Galpão

Para a expansão das atividades, a Atlimarjom e a administração municipal seguem em negociação para cessão de um galpão que possa ser usado exclusivamente para o recebimento, seleção e venda de vidros. Hoje, a coleta desse material ocorre de forma limitada.

Separação do lixo

A separação de forma correta dos materiais recicláveis também é de grande importância para o bom trabalho da Atlimarjom. Os coletores pedem que o lixo úmido não seja misturado ao que pode ser reaproveitado. Lembrando que tudo o que chega na Associação passa por triagem.

A coleta seletiva nos bairros segue cronograma específico:

Segunda-feira

Vila Tanque, Areia Preta, Centro Industrial, JK, Avenida Getúlio Vargas, Avenida Wilson Alvarenga, Rua Dona Guiguita, Rua Olinda Dias Fernandes, Rua Valdir Moreira de Souza e Rua Santa Rita.

Terça-feira

Rosário, Mangabeiras, Vale do Sol, José Elói, São Jorge, Castelo, São Benedito, Ruas Ipatinga e Caju.

Quarta-feira

Lucília, Satélite, José de Alencar, São Geraldo, ABM/Feixos, Avenida Armando Fajardo e Avenida Cândido Dias.

Quinta-feira

Lourdes, Alvorada, Nossa Senhora da Conceição, Novo Horizonte, Aclimação e República.

Empresas previamente cadastradas.