DAE AUMENTA EM 62% O ABASTECIMENTO NA REGIÃO DO CRUZEIRO CELESTE

Publicado em: 28/01/2016 07:48

A Prefeitura de Monlevade através do DepartamentoMunicipal de Águas e Esgotos (DAE), finalizou a construção da rede adutora dosistema de abastecimento da região do Cruzeiro Celeste. Foram construídos umtotal de 1.100 m de rede com diâmetro de 300 mm que irá beneficiar 22 bairros:Vera Cruz, ABM, Palmares, Ernestina Graciana, São José, Promorar, Sion, CamposElísios, Chácara Vale Verde, Tanquinho I, II, e III, Petrópolis, Teresópolis,Novo Cruzeiro, Santa Cecília, Monte Sagrado, 1º de Maio, Nova Monlevade,Corumbiara de Vanessa, Estrela D'alva, e Novo Planalto onde foram construídas832 casas.

Onovo sistema já está funcionando e nesta primeira etapa ampliou o abastecimentonaquela região em mais de 62%. Esse percentual representa, aproximadamente, 3milhões de litros a mais por dia para os 22 bairros e, passando de uma vazão de54 litros por segundo para 87 litros por segundo, atendendo a uma demanda daregião, e com folga no período hora-sazonal.

Deacordo com o DAE, ainda em um segundo momento, será instalado um conjunto demotobombas do quadro de comando e da instrumentação da EAT2 (elevatória quebombeia água para a região). Quando finalizado, o novo sistema irá dobrar ovolume de água para a região do Cruzeiro Celeste.  Porém, devido à crise eo aumento do custo da energia elétrica, que dificultou a capacidade deinvestimentos em 2015, o DAE não pôde fazer a troca do conjunto motobombasainda. No entanto, esta obra está no planejamento da Administração para esteano, e assim que for finalizada, a ampliação garantirá o abastecimento,suprindo a demanda necessária para as próximas décadas conforme o PlanoMunicipal de Saneamento de Monlevade. De acordo com estudo populacionalrealizado, tal volume de água suprirá a necessidade da região até pelo menos2039.

Arealização desta obra é mais um compromisso cumprido pelo Prefeito TeófiloTorres, garantindo a segurança do abastecimento de água na cidade.

DAE CONTRIBUI PARA QUE JOÃO MONLEVADE SEJA DESTAQUE NACIONAL EMINFRAESTRUTURA

Segundopesquisa da Revista Exame, João Monlevade é a 9ª melhor cidade e se destaca porseu elevado desempenho e desenvolvimento em infraestrutura. A Revista Exame,através da consultoria Urban Systems, lançou o ranking “As Melhores Cidades doBrasil para fazer negócios”, que levantou informações entre 5.500 municípioscom uma população entre 50.000 e 100.000 habitantes.

O ranking levou em conta três indicadores: número de casascom internet fixa de alta velocidade, índices de perdas de distribuição de águae a quantidade de vezes em que ocorreram paralisações no sistema dedistribuição de água.